Docentes da Oftalmologia da Unicamp lançam livro

Docentes da Oftalmologia da Faculdade de Ciências Médicas e do HC da Unicamp lançam, na próxima quarta-feira, 15, às 16 horas, no Espaço das Artes da FCM, o livro “Oftalmologia para o clínico”. A obra é dividida por especialidades da oftalmologia, e os textos foram elaborados pelos respectivos docentes. A revisão e organização do livro ficaram a cargo dos oftalmologistas Newton Kara José e Marilisa Nano Costa.

Segundo Marilisa, a idéia surgiu da ausência de uma literatura como essa, principalmente como apoio aos alunos de graduação. “Notamos que os alunos se dedicavam pouco à leitura, mas também que não havia algo que reunia, de modo específico, todas as especialidades da área. Assim, surgiu a idéia de, em um mesmo livro, apresentar as diversas especialidades da oftalmologia para que tanto graduandos, como clínicos pudessem consultar”, explica. Ela acredita ainda que, pela qualidade do conteúdo e também por ser inovadora, a obra deverá ser adotada em outras faculdades.

O livro foi escrito por 26 colaboradores e levou três anos para ser concluído. Além da experiência prática de cada profissional, os textos também contemplam a literatura mundial e o que já havia sido produzido na Unicamp, informa Marilisa. Além dos médicos oftalmologistas, o projeto também contou com a participação de residentes, pedagogas, fonoaudiólogas do Centro de Estudos e Pesquisas em Reabilitação – CEPRE, pós-graduandos e profissionais de metodologia de pesquisa em saúde. Para a organizadora, reunir tantos profissionais na elaboração de um só livro foi um grande desafio e também uma fantástica troca de experiências, que uniu ainda mais a equipe. “Foi uma experiência muito trabalhosa, mas muito gratificante. É como o nascimento de um filho, e este é um filho legítimo da Unicamp”, conclui.

Entre outros assuntos, o livro traz algumas “curiosidades”, como perguntas freqüentes feitas por pacientes em consultórios, relação de drogas mais usadas na oftalmologia, a explicação de como se avalia um condutor para cada categoria de habilitação de automotores e também a oftalmologia preventiva e de reabilitação, um dos fortes da equipe da Unicamp.

O lançamento oficial do livro será na quarta-feira, 15 de outubro, às 16 horas, no Espaço das Artes da FCM. A entrada é gratuita.

Caius Lucilius com Gláucia Santiago
Assessoria de Imprensa do HC UNICAMP