Equipe de Nutrição do HC promove palestra

O Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp apresenta nesta terça-feira (27/08) das 09h às 10 horas, no anfiteatro do HC, a palestra “Qualidade de Vida na Sociedade Contemporânea”, organizada pela Divisão de Nutrição e Dietética (DND) em comemoração à Semana da Nutrição, que acontece entre os dias 26 e 30 de agosto. O superintendente do HC, Manoel Barros Bertolo e o coordenador de administração, João Batista de Miranda participaram do almoço que marca o início da semana de nutrição no refeitório com cardápio especial.

A palestra será ministrada por Mohamed Habib, professor aposentado do Instituto de Biologia (IB) da Unicamp e terá a Felicidade Interna Bruta (FIB) como tema.  “Essa é uma oportunidade para as pessoas refletirem sobre os próprios valores, além do aspecto material”, comenta Harumi Kinchoku, diretora da DND. O evento tem como um dos objetivos promover a interação e a aproximação entre as pessoas, melhorando as relações de trabalho.

Habib associa a felicidade individual, que é um direito natural de todo ser humano, a questões que incluem direitos e deveres, integração social e saúde. O indicador FIB foi desenvolvido no Butão, pequeno país do Himalaia em 1972 e com o apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) passou a ser aplicado como uma nova fórmula para medir o progresso dos países.

O indicador baseia-se na integração do desenvolvimento material com o psicológico, cultural e espiritual e não apenas no crescimento econômico.  Para a avaliação do indicador, são observadas nove dimensões: bem estar psicológico, saúde, uso do tempo, vitalidade comunitária, educação, cultura, meio ambiente, governança e padrão de vida. Mais informações sobre Felicidade Interna Bruta (FIB) neste site.

Graduado em Engenharia Agronômica pela Universidade de Alexandria e doutor em Ciências Biológicas pela UNICAMP, o professor Mohamed Ezz El-Din Mostafa Habib foi Pró-Reitor de Extensão e Assuntos Comunitários da universidade entre maio 2005 e janeiro 2012 e ocupa o cargo de vice-presidente do Instituto de Cultura Árabe desde 2008.

Palestra “Qualidade de Vida na Sociedade Contemporânea
Data: 27/08/2013
Horário: 09h00 às 10 horas
Local: Anfiteatro do HC (3º andar)