Fundação da Área da Saúde começa a funcionar

Criada em 2012 para gerir convênios e recursos provenientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e da Secretaria de Estado da Saúde (SES), a Fundação da Área da Saúde (Fascamp) teve sua sede inaugurada nesta segunda-feira (06-03), no prédio do Centro de Pesquisas Materno-Infantis de Campinas (Cemicamp). A cerimônia contou com a presença do reitor José Tadeu Jorge e dos diretores da Fundação, Lair Zambom e Joaquim Murray Bustorff, além de diretores de Unidades da Área da Saúde, professores, estudantes e funcionários envolvidos na concretização do projeto.

A Fundação, de direito privado, sem fins lucrativos e de caráter filantrópico, pretende otimizar a gestão da Área. Segundo o reitor, ela permitirá que mais recursos sejam empregados diretamente no atendimento da população. “Essa é a razão mais essencial da necessidade e justifica por si só a importância de existir uma fundação que seja filantrópica.” Segundo ele, a ampliação da assistência terá impacto também no ensino e na pesquisa da área da saúde da Universidade.

A cerimônia também marcou o inicio das atividades da Fundação com a celebração de seu primeiro convênio, firmado entre a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo e a Fascamp. De acordo com Lair Zambom, diretor geral da entidade, pelo convênio, a Fascamp será a responsável pela administração do Ambulatório Médico Especializado (AME) de Amparo. “É um marco na área da saúde da Unicamp”, afirma Zambom. O novo AME deverá ser inaugurado em Maio.

A Fascamp dará apoio às atividades administrativas, contábeis, financeiras e tributárias, específicas da área da saúde, incluindo a alocação de recursos humanos e infraestrutura. Será ainda responsável pela captação de recursos de entidades públicas e privadas para o custeio da assistência à saúde. Além disso, ficará a cargo do orgão a assinatura e gestão de contratos, convênios, acordos e termos de parceria com pessoas físicas, jurídicas, públicas, privadas, nacionais ou estrangeiras.

Texto Gabriela Villen
Fotos Antonio Scarpinetti