HC apresenta vencedores de concurso sobre doação de órgãos e tecidos

O supervisor de apoio operacional, Josias Jacintho do Prado, funcionário do Instituto de Artes (IA) da Unicamp foi o vencedor do concurso que escolheu as três frases mais criativas sobre a Doação de Órgãos e Tecidos, promovido Central de Captação de Órgãos e a Comissão Compartilhando Soluções do HC, com apoio da Superintendência do HC. O Concurso foi aberto em fevereiro de 2005 recebeu quase 100 sugestões.

A frase “Não é só um ato de amor, mas uma ação devida. Que nossa vida se divida, de vida em vida” ficou em primeiro lugar no concurso. O segundo lugar ficou com o aluno de graduação em Medicina, Amilton dos Santos Júnior, com a frase “Doação de órgãos: Para quem acredita em vida após a vida”. A funcionária Isabel de Melo Franco, autora de “Tecidos vestem a alma, órgãos pulsam a vida: Doe!”, da Enfermaria de Emergência e Cirurgia do Trauma (HC), ficou com a terceira colocação.

Os vencedores foram conhecidos durante evento ocorrido no dia 08/04, no anfiteatro do hospital Hospital das Clínicas da Unicamp. O concurso, aberto a todos os alunos e funcionários da Unicamp recebeu 88 e teve o objetivo de promover a sensibilização e a estimulação do ato de doar e divulgar informações sobre a doação e transplante de órgãos e tecidos.

A entrega dos prêmios foi feita pelo Prof. Dr. Roberto Schlindwein, Coordenador do Sistema Nacional de Transplante do Ministério da Saúde, pelo Prof. Dr. Ivan Felizardo Contrera Toro, Superintendente do HC e pelo Prof. Dr. Adriano Fregonesi, Coordenador da Central de Captação de Órgãos. A escolha das frases mais criativas e originais foi feita por uma comissão composta por representantes da OPO/HC/UNICAMP (Organização de Procura de Órgãos), OPC/HC/UNICAMP (Organização de Procura de Córneas), Comissão de Ética Médica e Associação dos Pacientes Renais Crônicos de Campinas (ARCC).

Josias tinha certeza que estaria entre os três selecionados. “Em casa cheguei a escrever mais de 30 frases. Como só podia participar com uma, escolhi essa e deu certo”, conta. O funcionário do IA, que iniciou suas atividades na Unicamp há oito anos, também já trabalhou no Restaurante Universitário II, tendo inclusive, participado de um concurso de culinária promovido pela unidade. O primeiro colocado também escreve poesias. “Tenho um livro prontinho para ser editado”, conta.

As frases serão incluídas no material de divulgação da Central de Captação de Órgãos do HC e no site do hospital e os vencedores terão direito a um final de semana, com um acompanhante, no Hotel Recanto Bela Vista em Águas de Lindóia, SP. O evento contará com a presença de autoridades locais, representantes da Secretaria Municipal de Saúde e Educação, Hospital Municipal Mário Gatti, entre outros. Todos os inscritos receberão certificado de participação.

A solenidade contou ainda, com a participação de João Silvio Rocha, um dos capelões da unidade, que solicitou aos alunos, docentes e funcionários que lotaram o anfiteatro do HC, um minuto de silêncio, em menção ao falecimento do Papa João Paulo II, enterrado sexta-feira passada, em Roma. Participaram da solenidade de premiação médicos, docentes, funcionários e diversas autoridades. O evento foi patrocinado pela empresa Bom-Senso Turismo.

Caius Lucilius – Assessoria de Imprensa HC