HC amplia parque tecnológico da Oftalmologia

A especialidade da Oftalmologia – que é o maior ambulatório do Hospital de Clínicas em volume de atendimentos – acaba de receber um novo topógrafo de córnea. O equipamento é do modelo Pentacam, da marca Alemã Oculus, e permite avaliar a córnea com imagens em alta resolução. Da mesma forma, examina a câmara anterior do olho, a íris e o cristalino. A aquisição foi possível com a indicação de uma emenda da deputada federal Aline Correia.

De acordo com o médico oftalmologista, André Okanobo, o Pentacam é um sistema de câmera Scheimpflug rotativo para análise do segmento anterior dos olhos. “Ele tem a função de fazer o mapeamento completo da córnea: curvatura, espessura e elevações, além de medir a profundidade da câmara interior e diâmetro corneano”, diz Okanobo. O equipamento também auxilia na análise de doenças da córnea e também pode ser utilizado para detectar e quantificar o grau de catarata.

Fabrício Linhares, engenheiro clínico do Centro de Engenharia Biomédica (CEB), afirma que o equipamento projeta anéis de luz na superfície da córnea e capta as imagens destes anéis refletidos na córnea. “Os dados obtidos são analisados pelo computador, que determina suas formas e posições”, explica.

O aumento ou diminuição dos espaços entre os anéis ou irregularidades é convertido em dados da curvatura da córnea. A análise destes dados gera um mapa colorido da córnea, que auxilia na interpretação no momento do laudo do exame. “Os dados ficam armazenados e podem ser comparados com outros exames, que permitem avaliar o sucesso de uma cirurgia, ou a evolução de uma doença”, detalha o engenheiro clínico.

O exame realizado pelo equipamento é indolor, não invasivo e de não contato. Segundo André Okanobo, o Pentacam é indicado para pacientes candidatos à cirurgia refrativa, cirurgia de catarata, avaliação do cristalino, glaucoma, córnea, ceratocone e qualquer alteração que acometa a parte anterior do olho.

Tecnologia – O Pentacam é equipado com um sistema óptico mais avançado para capturar imagens de alta qualidade do segmento anterior. As imagens, em excelente resolução, mostram resultados com clareza, que facilitam a discussão do diagnóstico entre equipe médica e os pacientes.

O oftalmologista André Okanobo relata que são inúmeras as vantagens tecnológicas que o aparelho possui. “Com o Pentacam, podemos estudar a câmara anterior ocular, o cristalino e avaliar o posicionamento de lentes intraoculares. Além disso, podemos elaborar mapas de elevação das superfícies anterior e posterior, bem como mapas paquimétricos”, conclui.

Caius Lucilius com Isabela Mancini – Assessoria de Imprensa HC