O reitor da Unicamp José Tadeu Jorge e o superintendente do HC, Ivan Toro, inauguraram no dia 28/6, a nova área do Setor de Coleta de Exames da Divisão de Patologia Clínica do Hospital das Clínicas. A área está adequada à demanda do hospital, que recebe aproximadamente 500 pessoas por dia entre pacientes, funcionários encaminhados para exames pré-admissionais, periódicos e demissionais, assim como os preventivos preconizados para os alunos da área de saúde.
O setor faz a coleta de amostras para a realização de cerca de 390 tipos de exames feitos em diferentes materiais clínicos como sangue, urina, líquido cefaloraquidiano (Liquor) e secreções, todos descritos no novo Manual de Exames da Divisão, versão 2005. O investimento da nova unidade foi de R$ 661.799,75 com recursos concedidos pelo Ministério da Saúde e Unicamp. Por ano, são realizados em média 1,8 milhão de exames.
Uma das considerações do reitor Tadeu Jorge na solenidade foi sobre a modernidade do novo Setor. “O serviço está informatizado e oferece muito conforto. Estamos qualificando o nosso atendimento com a marca Unicamp. Saliento que instalações deste tipo refletem a melhoria do serviço e ajudam na formação de recursos humanos”, afirma. Ivan Toro aponta especialmente como positiva a humanização do atendimento e a redução do fluxo de pessoas dentro do hospital. Os laboratórios da Divisão de Patologia estão em conformidade com as normas da Anvisa.
A nova área de coleta, com 600 metros quadrados, está localizada fora das dependências do HC e oferece um ambiente climatizado, com acomodações para 80 pacientes sentados. Conta com sala de espera, área operacional e 13 boxes de coleta, adequados à diferentes necessidades dos procedimentos, contando inclusive com um box infantil, carinhosamente preparado pelos próprios funcionários da Divisão.
A área conta ainda com iluminação natural e paredes com cores que colaboram para criar um ambiente mais tranqüilo e acolhedor. As áreas internas, destinadas aos procedimentos e permanência dos funcionários também oferecem um melhor ambiente de trabalho. “Com isso ampliamos a humanização do atendimento preconizado pelo HC e reduzimos o fluxo de pessoas dentro do hospital”, ressalta o Ivan Toro.
Caius Lucilius – Assessoria de Imprensa HC com Isabel Gardenal – Ascom