HC entrega novo aparelho de raio-x DR telecomandado

O Centro de Diagnósticos por Imagens do Hospital de Clínicas colocou em funcionamento no final do ano passado, um dos mais modernos equipamentos de raio-x telecomandado DR (fluoroscopia) do mercado. Trata-se do FLEXAVISION da japonsesa Shimadzu Medical, que permite uma série de possibilidades de combinação de mesa, gerador, tubo, intensificador e unidade de processamento de imagens. O aparelho foi adquirido por R$ 536.800,00 através de uma emenda parlamentar do ex-senador Eduardo Suplicy.

Como vem ocorrendo nos últimos anos em todo o hospital, toda área que vai receber um novo equipamento é reformada pela Divisão de Engenharia e Manutenção (DEM) com padrões de qualidade para pelo menos mais 10 anos. A nova sala foi adequada para o aparelho da Shimadzu Medical com substituição de piso, elétrica e climatização. O Centro de Diagnósticos por Imagens do HC comprou nos últimos três anos, quatro aparelhos de raio-x (2 Sawae DR Digitais, 1 Philips analógico e 1 Shimadzu DR telecomandado). Todos adquiridos com emendas parlamentares do orçamento da União.

O novo equipamento se destaca pela qualidade das imagens em que a fluoroscopia pulsada utiliza apenas metade da dose de radiação em relação à fluoroscopia contínua. O aparelho foi desenvolvido para atender desde os exames mais comuns como tórax e abdômen, exames contrastados (EED, colangio, uro, histero entre outros) até exames de emergência em pacientes adultos e pediátricos. O ajuste pode ser feito automaticamente, de acordo com o programa radiográfico escolhido.

A redução de radiação nos pacientes é assegurada ainda, através da tecnologia do filtro BH (Beam Hardening), que exclui os raios X de baixa energia que não contribuem com a imagem. Outro diferencial é a elevação da mesa. O recurso é utilizado em pacientes de cadeiras de rodas ou em macas. “Com as projeções oblíquas podemos realizar procedimentos ortopédicos e gastrointestinais, por exemplo. É um excelente aparelho para esse tipo de exame”, destaca o diretor do setor de Radiologia, Carlos Henrique de Oliveira.

Caius Lucilius
Assessoria de Imprensa do HC Unicamp