A Superintendência do Hospital de Clínicas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) informa que as equipes médicas da Unidade de Emergência Referenciada-UER Adulto do Hospital conseguiram reduzir em 24 horas, 38 pacientes em macas na unidade.
A UER-Adulto trabalhava nos últimos dias acima da capacidade máxima, chegando a ter uma média diária de 70 pacientes em macas para uma capacidade instalada de 28 macas.
A Superintendência do Hospital ressalta que caso a situação se mantivesse, havia um risco eminente de comprometimento da qualidade da assistência, o que levou ao fechamento temporário do serviço nesta quinta-feira (25-5).
Diante desse cenário de rotina, a instituição reabriu hoje com cautela, a UER-Adulto para atendimento de casos graves referenciados de toda a região. Hoje médicos do sistema de regulação de vagas estadual estiveram na UER- Adulto para ajudar a redistribuição de pacientes com quadros clínicos estabilizados. Mesmos assim a maioria dos pacientes que permanecem são graves.
A Central de Vagas do Estado (CROSS), SAMU, Resgate Corpo de Bombeiros e prefeituras da RMC foram avisadas sobre a normalização parcial. (Atualizado em 26/05, às 17h30)
Saiba mais nas reportagens:
TVB Record
Jornal Metro
Correio Popular
Bom Dia Cidade
Jornal da EPTV 1ª Edição aqui e aqui
Jornal da EPTV 2ª Edição
CBN Campinas aqui e aqui
Portal G1 Campinas aqui, aqui e aqui
Caius Lucilius com Carol Roque– Assessoria de Imprensa HC