HC integra simulado de atendimento a múltiplas vítimas

A Unidade de Emergência Referenciada (UER) do Hospital de Clínicas da Unicamp, juntamente com SAMU Campinas, grupamento Águia (serviço de resgate aéreo da Polícia Militar), Corpo de Bombeiros e Defesa Civil, integrou nesta quinta-feira (12/12), um simulado desastre com múltiplas vítimas. O hospital Mário Gatti também participou do treinamento. Para o HC foram encaminhados pelo grupamento Águia, os pacientes graves.

O treinamento envolveu no HC 12 profissionais que simularam o atendimento às vítimas de uma tragédia em uma partida de futebol, como a ocorrida recentemente em Santa Catarina, durante um jogo pelo campeonato brasileiro. O simulado envolveu 10 ambulâncias do SAMU com cerca de 40 profissionais, três ambulâncias do resgate dos bombeiros e o grupamento Águia. No total, 35 vítimas-figurantes foram atendidas no simulado – duas encaminhadas para o HC – todas alunos da Liga do Trauma da FCM.

Segundo o coordenador da UER, professor José Bortoto, o objetivo do simulado foi criar um ambiente real e oferecer treinamento a diversas categorias de profissionais da instituição, como médicos residentes, alunos e profissionais de enfermagem, além de atendentes administrativos, assistentes sociais entre outros. Todas as áreas envolvidas foram monitoradas para avaliação dos procedimentos.

As vítimas-figurantes foram atendidas na sala de emergência do trauma recentemente reequipada e com capacidade para dois atendimentos simultâneos. Para Vitória Carneiro Gimenes (foto), a simulação enriqueceu sua experiência como aluna de medicina. Já a aluna Melissa de Barros Meneguetti (foto) comenta que estar no lugar de uma vítima vivenciando todas as etapas do resgate, inclusive os diálogos, foi uma oportunidade para a carreira de médico de emergência.

A capacidade de atender múltiplas vítimas será essencial para o Brasil nos próximos anos. Grandes eventos como a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016 exigirão equipes de saúde prontas para atender emergências de grande porte.

Caius Lucilius com Caroline Roque – Assessoria de Imprensa HC