HC mostra atividades de um hospital universitário de alta complexidade no Shopping D. Pedro

No Dia Mundial da Saúde (7/04), o Hospital das Clínicas da Unicamp apresentou na entrada das Colinas do Shopping Parque D. Pedro, o seu papel dentro da saúde regional. Uma equipe multiprofissional do hospital atendeu as pessoas que circulavam pelo shopping para esclarecimentos e dúvidas. Mais de 2000 pessoas visitaram o estande.

O estande do HC ficou à disposição da população das 10 às 22 horas. Durante esse período, profissionais do HC realizaram orientações gerais sobre as atividades assistenciais do HC como funcionamento da Unidade de Emergência Referenciada (antigo PS), cuidados pediátricos relativos à alimentação, doenças respiratórias e amamentação, orientações sobre vacinação, campanhas de voz, catarata e câncer de pele, mutirões cirúrgicos entre outros, além da medição da pressão arterial.

Tudo isso acontece à véspera do hospital completar 20 anos de atividades, consolidando sua posição como um dos maiores hospitais públicos de alta complexidade do País.

Foi a primeira vez que o HC realizou este tipo de ação em um shopping e a expectativa é repetir a dose. (talvez repetir essa experiência novamente). “Acreditamos nesta parceria e pretendemos realizar o evento em outra oportunidade”, afirmou a diretora do Serviço de Enfermagem da Pediatria, Maria Isabel Costa Melo. O objetivo, segundo Gustavo Rezende, do Marketing do HC, foi ir de encontro à população. “Queremos sair dos muros do hospital e oferecer orientações sobre cuidados preventivos da saúde à comunidade”, destaca.

Inaugurado em 1985, o HC da Unicamp possui uma área construída de aproximadamente 65 mil m² divididos em sete prédios, 403 leitos instalados, uma unidade de urgência e emergência referenciada (UER), um centro cirúrgico geral com 16 salas e um centro cirúrgico ambulatorial com oito salas. Considerado um hospital de referência regional e nacional, o HC atende a mais de 100 municípios no estado de São Paulo, o que corresponde a uma população de cerca de 5.000.000 de pessoas.

Por ano, são cerca de 115 mil pacientes atendidos, 15 mil cirurgias realizadas, entre elas os transplantes, 350 mil consultas/ano e 1,8 milhão de exames laboratoriais por ano. A elevada capacitação docente, possibilita uma assistência em 44 especialidades médicas e quase 600 sub-especialidades. Para dar conta desse contigente da população, cerca de 3000 funcionários atuam 24 horas em diversas áreas do hospital.

O HC da Unicamp realiza em média 32 mil consultas mensais além dos atendimentos de emergência. O hospital oferece consultas ambulatoriais, internação, internação em caráter de urgência ou emergência e exames simples e especializados de alto custo como cateterismo, raio x digital, ressonância magnética, tratamento de câncer com acelerador linear etc.

Mas em um hospital com foco principal em os procedimentos de alta complexidade, outros números impressionam. Transplantes de fígado, rim, coração, córnea, medula óssea e pâncreas, implante coclear, também conhecido como “ouvido biônico”, cirurgia bariátrica, para tratamento de obesidade mórbida e neurocirurgias fazem parte dos procedimentos fundamentais para a elevação dos patamares de capacidade profissional.

As mudanças estão permitindo preservar o papel do hospital no sistema regionalizado e hierarquizado, instituído pelo governo federal. Para os alunos, a redução de pacientes primários é boa para o ensino porque permite aos alunos mais tempo para acompanhar os casos que chegam ao hospital. Outra vantagem é que o médico se formará compreendendo os diferentes papéis das unidades que integram o SUS em cada nível de complexidade.

Em breve, o HC estará anunciando nossas metas de ação em benefício da sociedade. Como sua importância vai muito além da assistência médica-hospitalar, o HC da Unicamp está adotando uma tendência cada vez mais forte em muitos hospitais públicos no Brasil e no exterior, envolvendo instituições privadas e o hospital, com a finalidade de proporcionar benefícios mútuos.

Caius Lucilius – Assessoria de Imprensa HC