HC participa de exercício simulado de emergência de Emergência Aeronáutica


A Unidade de Emergência Referenciada (UER) do Hospital de Clínicas da Unicamp, juntamente com SAMU Campinas, grupamento Águia (serviço de resgate aéreo da Polícia Militar), Corpo de Bombeiros e Defesa Civil, participaram, nesta quinta-feira (28/09), do Simulado ESEA – Exercício Simulado de Emergência Aeronáutica. A atividade é considerada a mais importante ferramenta de treinamento em situações de acidentes em grandes proporções. Este ano, o simulado acontecerá no Aeroporto Internacional de Viracopos.

O treinamento no HC contou com a participação dos profissionais da Unidade de Emergência que fizeram o atendimento às vítimas de uma tragédia com grande número de feridos. No total, duas vítimas-figurantes em estado grave foram encaminhadas para o HC, todas transportadas por resgate de suporte avançado – UTI móvel.

Segundo o diretor da UER, Marcos Roberto da Silva, o HC é referência em atendimento de casos graves e está em localização estratégica, por esse motivo, é de extrema importância que os profissionais estejam treinados para esse tipo de evento. “O objetivo deste simulado é estarmos preparados para situações que necessitem de grande agilidade, além de termos a oportunidade de aprimorarmos os procedimentos”, explica o médico emergencista.

Ainda de acordo com Marcos, o HC possui um plano de contingência para acidentes de grandes proporções. Por sorte, nunca houve algo parecido em nossa região mas, caso aconteça, o Hospital de Clínicas da Unicamp está apto para receber os feridos e é o único no município habilitado a receber encaminhamentos do grupo Águia. 

O objetivo do simulado é criar um ambiente real e oferecer treinamento a diversas categorias de profissionais da instituição, como médicos residentes, alunos e profissionais de enfermagem, além de atendentes administrativos, assistentes sociais entre outros. Todas as áreas envolvidas foram monitoradas para avaliação dos procedimentos. As vítimas-figurantes foram atendidas na sala de emergência do trauma que possui capacidade para dois atendimentos graves simultâneamente.

Caius Lucilius com Juliana Castro – Assessoria de Imprensa HC