HC promove caminhada contra a obesidade neste domingo

O Grupo Multidisciplinar de Preparo para Cirurgia Bariátrica do Hospital de Clínicas da Unicamp promove neste domingo (17-10), a 3ª caminhada de prevenção à obesidade do HC. O evento acontecerá na Lagoa do Taquaral (portão 1), a partir das 8h e contará com atividades como orientação nutricional, cálculo de IMC (Índice de massa corpórea), teste de glicemia (Diabetes) e medida de pressão arterial.

Para orientar o público estarão presentes médicos, alunos, enfermeiros, nutricionistas, psicólogos e professores e alunos da Faculdade de Educação Física da Unicamp. Segundo o coordenador da caminhada, professor Elinton Chaim, não há uma idade específica para a participação no evento já que a caminhada tem como propósito alertar a população em relação aos riscos para a saúde acarretados pela obesidade.

O Ambulatório de Cirurgia Bariátrica do HC da Unicamp iniciou as atividades em 1998 e já realizou mais de 700 cirurgias bariátricas, inclusive no HES-Unicamp. Desse total, mais de 80% são mulheres com idade entre 20 e 40 anos. Aproximadamente 50% dos obesos cadastrados pelo HC são diabéticos , quase 90% têm hipertensão e em média os pacientes não ultrapassam os 40 anos.

“A obesidade é um problema de saúde pública que precisa ser ampliado. É importante mostrar o quanto o sedentarismo pode agravar problemas de saúde relacionados ao excesso de peso”, alerta Chaim. Para o cirurgião, a realização da caminhada e dos exercícios físicos diários são atitudes simples com bom efeito na prevenção da obesidade.

Estudos mostraram que a doença pode aumentar em até 12 vezes o risco de morte. Segundo Chaim, é necessário que hajam mais programas de prevenção, para que as pessoas não cheguem a situações críticas que as impossibilitem de sair de casa. “A cirurgia bariátrica não pode ser vista como modismo da estética, já que apresenta risco de mortalidade no operatório e pós-operatório”, afirmou o médico.

O Ambulatório de Cirurgia Bariátrica do Hospital de Clínicas atende cerca de 150 pessoas por mês com excesso de peso (IMC entre 25 e 35) ou obesidade. Os pacientes fazem uma entrevista inicial e são encaminhados para um tratamento que implique a cirurgia ou não. Antes de realizar o processo cirúrgico, os pacientes atendidos no ambulatório participam do grupo multidisciplinar composto por nutricionistas, psicólogos, psiquiatras, fisioterapeutas, enfermeiros e médicos.

Caius Lucilius com Yasmine de Souza

Assessoria de Imprensa do HC Unicamp