HC recebe prêmio destaque em Doação de Órgãos

Poucos dias após o Hospital de Clínicas da Unicamp comemorar 4000 transplantes realizados, a instituição foi homenageada ontem (26/02), em evento realizado na Secretaria de Estado da Saúde, como uma das unidades recordistas em números de transplantes de órgãos – categoria rim. O professor Gentil Alves Filho (foto), que representou o hospital e todas as equipes multidisciplinares, recebeu das mãos do coordenador da Central de Transplantes da Secretaria, Luiz Augusto Pereira, um certificado especial pela contribuição da instituição.

O prêmio Destaque em Doação de Órgãos “Oscar do setor”, foi uma iniciativa da Secretaria de Estado da Saúde e tem como objetivo incentivar o trabalho dos profissionais de saúde para ampliar o número de doadores e cirurgias nos próximos anos. Além disso as homenagens visam reconhecer hospitais, equipes médicas e Organizações de Procura de Órgãos que obtiveram melhor desempenho na viabilização de transplantes de órgãos e tecidos em 2007

A entrega dos prêmios foi feita por crianças que tiveram suas vidas salvas por um transplante e se encontraram nesta terça-feira, com os principais profissionais da área em São Paulo. “Esse prêmio é o reconhecimento do trabalho realizado por centenas de profissionais em todo o Estado, e que colocaram São Paulo como o grande exemplo de sistema organizado de transplantes para todo o Brasil”, afirma o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.

Todas as unidades recordistas em números de transplantes e notificações de doadores receberão uma placa estilizada da Secretaria, assim como as Organizações de Procura de Órgãos e Organizações de Procura de Córneas que se destacaram no trabalho de captação. Os segundos e terceiros lugares receberam um certificado especial. “O HC da Unicamp vai completar vinte e cinco anos de atividades no transplante de rim e é o hospital que mais realiza esse procedimento no interior do Estado e um dos seis no País”, comentou o professor Gentil que integrou a primeira equipe de transplante de rim realizado em 1984 na Unicamp.

Transplantes em números – Em 2007 houve 367 doadores de órgãos oriundos do Estado de São Paulo, 6% a mais do que no ano anterior, que registrou 347 doações. O maior crescimento do número de doadores ocorreu na região da capital, Grande São Paulo e Baixada Santista, com 247 doadores, contra 228 em 2006. O Estado de São Paulo responde por 45% de todos os transplantes realizados no país. “É muito importante que todas as pessoas que desejam doar seus órgãos deixem essa intenção bem clara a seus parentes próximos, pois somente a família pode autorizar ou não o transplante”, diz o coordenador da Central de Transplantes da Secretaria, Luiz Augusto Pereira.

I Prêmio Destaque em Doação de Órgãos

Ganhadores