HC reúne oftalmologistas da Unicamp, USP e Unesp

A disciplina de Oftalmologia da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp e o Ambulatório de Oftalmologia do Hospital de Clínicas (HC) promovem entre esta quinta-feira (23) e sábado (25), o 3º Simpósio Paulista de Pós-Graduação em Oftalmologia juntamente com a 6ª Jornada Paulista de Oftalmologia. O evento terá reuniões científicas e os trabalhos serão apresentados, discutidos e premiados.

Os eventos, que ocorrem todos os anos, envolvem a área de oftalmologia de três universidades – Unicamp, USP Ribeirão Preto, Unesp de Botucatu e Jaboticabal. Durante os três dias, médicos oftalmologistas e residentes têm a oportunidade de apresentar suas teses de doutorado ou mestrado, além de estudos clínicos em oftalmologia.

“São reuniões com um alto nível científico que têm o objetivo de divulgar a pesquisa científica das três universidades e promover a troca de informações entre as especialidades médicas”, explica o chefe do Departamento de Oftalmo/Otorrinolaringologia da FCM, Carlos Eduardo Leite Arieta (foto, primeiro da esquerda para direita).

Compondo o Simpósio, realizado no anfiteatro do HC, há uma banca que ao fim de cada apresentação (de no máximo 5 minutos) realiza uma avaliação e concede uma nota para cada trabalho – apresentados oralmente ou em forma de banner. No total serão expostas 24 teses e 15 pôsteres, com uma média de 120 participantes.

O Simpósio acontece um dia antes de outra reunião científica que é a Jornada Paulista de Oftalmologia. Já na sexta edição, o encontro científico se afirma entre os principais eventos do Brasil e conta com a participação do Congresso Paulista de Oftalmologia Veterinária.

Neste evento, residentes da especialidade apresentam estudos clínicos que também passam por análise de uma banca. Os três melhores trabalhos serão premiados com inscrição e passagem aérea paga, para o Congresso Brasileiro de Oftalmologia, que acontecerá em Florianópolis, no mês de setembro deste ano. “Esses eventos também melhoram o nível de pesquisa das três universidades, que antes concentravam o conhecimento longe da comunidade científica”, conclui Arieta.

As inscrições para a 6ª Jornada Paulista de Oftalmologia podem ser feitas no local do evento, a partir das 7 horas de sexta-feira (24/04). O Hotel Vitória fica localizado na Avenida José de Souza Campos, número 425, bairro Nova Campinas.