HC se prepara para atendimento em caso de desastres

O Hospital de Clínicas (HC), da Unicamp, recebe até o mês de abril, o Curso Internacional de Resposta Médica Avançada em Desastres, promovido pela Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Traumatizado (SBAIT). Com o objetivo de preparar e capacitar equipes médicas, de cidades sede e subsedes, que atuarão no atendimento de urgência e emergência durante a Copa do Mundo de 2014, o curso será dividido em 11 encontros com transmissão via telemedicina pela Rede Universitária de Telemedicina (RUTE), terá convidados nacionais e internacionais.

No primeiro dia do curso, nesta quarta-feira (05/02), o tema abordado foi “Gerenciamento de Incidentes com Múltiplas Vítimas”, com o palestrante Mauricio Lynn, professor da Universidade de Miami. O principal objetivo das aulas, desenvolvidas em parceria com a SPT (Sociedade Panamericana do Trauma), é informar o maior número possível de profissionais a um custo baixo.

Para o cirurgião do trauma do HC e presidente da SBAIT, Gustavo Fraga, o Brasil possui pouca experiência de atendimento em desastres com múltiplas vítimas. “Os hospitais públicos, que são referência neste tipo de atendimento, estão com superlotação. No caso de uma situação como esta, o país pode estar vulnerável”, destaca.

De acordo com Fraga, o curso pretende despertar a atenção quanto ao tema para que o assunto possa ser discutido dentro dos hospitais participantes, de forma que atinja todas as cidades-sede da Copa do Mundo. A cidade de Campinas hospedará as delegações de Portugal e Nigéria no Mundial.

Além de convidados internacionais com grande experiência em atendimento em desastres com múltiplas vítimas, também participarão equipes do resgate do incêndio de Santa Maria (RS), gestores de Urgência e Emergência de diferentes estados e Força Nacional SUS, entre outros.
No decorrer do curso, também serão abordados temas como Gestão de Comando, Descontaminação, Respostas Psicológicas em Desastres, Lesões por Explosão e Esmagamento e Agentes Radioativos, Biológicos e Químicos, entre outros.

Telemedicina
Inaugurado em 2009, o núcleo de Telemedicina e Telessaúde é uma iniciativa do Hospital de Clinicas da Unicamp, juntamente com a Faculdade de Ciências Médicas e a Rede Universitária de Telemedicina (RUTE) e tem como um de seus principais objetivos, apoiar o aprimoramento da infraestrutura para telemedicina já existente em hospitais universitários, bem como promover a integração de projetos entre as instituições participantes. A RUTE é uma iniciativa do Ministério da Ciência e Tecnologia, apoiada pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e pela Associação Brasileira de Hospitais Universitários (Abrahue). É coordenada pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).

Curso Internacional de Resposta Médica Avançada em Desastres
Data: De 5 de fevereiro a 23 de abril, sempre às quartas-feiras
Hora: das 11h30 às 13h (Brasília)
Local de transmissão: Sala de telemedicina – Hospital de Clínicas da Unicamp, na Rua Vital Brasil, 251 – Cidade Universitária “Zeferino Vaz” – Campinas/SP