HC entrega aparelhos de última geração para exames oftalmológicos


O ex-deputado federal Roberto Alves entregou oficialmente nesta quarta-feira (05-6), um tomógrafo de coerência óptica com angiografia (OCT-A) para ambulatório de Oftalmologia do Hospital de Clínicas da Unicamp, adquirido através de uma emenda parlamentar no valor de R$ 400.000,00. O equipamento será integrado com outro aparelho, recém incorporado através de um comodato, que é dotado de recursos de captura de imagens em grande angular através da tecnologia SLO (Scanning Laser Ophthalmoscope).

Segundo Denise Fornazari as últimas modernizações do parque tecnológico da oftalmologia do HC da Unicamp – que contou com cerca de R$ 3,5 milhões de emendas dedicadas para equipamentos exclusivos para a oftalmologia pelo ex-deputado Roberto Alves – situam a instituição como um dos melhores serviços de retina e vitreo do país. “Aqui é a única referencia de retina e vítreo SUS para uma população de quase 10 milhões de habitantes”, ressaltou Fornazari que agradeceu em nome do todos profissionais da área.

O ex-deputado Roberto Alves destacou a importância e profissionalismo do serviço de oftalmologia e do Hospital de Clínicas para o Estado. “Eu como representante da população só tenho que agradecer por todo trabalho dedicado, não somente pelos docentes, mas também aos médicos, aos residentes, aos profissionais de enfermagem e até aos alunos de medicina que não medem esforços para atender essa população. Sempre que venho aqui tenho a certeza que os recursos foram muito bem aplicados. Parabéns a todos!”, disse Alves.

De acordo com o fabricante, é o primeiro aparelho com esses recursos de multimodalidade instalado em uma instituição do SUS no país. O oftalmologista Maurício Abujamra Nascimento explica que os equipamentos OCT-A são usados para exames diagnósticos de diferentes estruturas dos olhos como a retina, mácula, córnea, a câmara anterior, a íris e o cristalino. Ele ressalta que esse tipo de exame é essencial na rotina da oftalmologia para investigação de diversas doenças nos olhos como edema e buraco macular, degeneração macular, glaucoma, retinopatia diabética, distrofias retinianas, uveíte entre outras.

O princípio de execução do exame é baseado na emissão de feixes de laseres que obtêm imagens coloridas em alta resolução (ultra HD 4K), dura em média 8 minutos, não é invasivo e isento de riscos ou complicações. O OCT-A também é indicado para pacientes em que o contraste endovenoso não é recomendado ou que necessitem estudar os vasos abaixo da retina. Um dos aparelhos ainda possui o recurso de obter imagens em multimodalidade, realizando vários exames em apenas uma oportunidade.

“Antes da chegada desses aparelhos, a única maneira de visualizar esses vasos sanguíneos era pela técnica de angiografia com fluoresceína, procedimento que precisava ser realizado com injeções de contraste na veia, associado com efeitos colaterais e resultados de imagem limitados”, explica Abujamra Nascimento que acrescenta “Estamos realizando por semana cerca de 100 exames com os dois aparelhos”.

As imagens captadas pelo OCT-A, além de alta resolução, são geradas na ordem de um micrômetro que é mil vezes menor que um milímetro e que auxiliam como um tipo de “biópsia óptica”, permitindo ao médico também, verificar lesões de caráter degenerativo, distrófico ou neoplásico. Além dos benefícios para a investigação clínica, os dois OCTs, que são os mais modernos equipamentos da área, permitem treinamento de ponta aos médicos residentes.

Caius Lucilius – Assessoria de Imprensa HC