Ivan Toro assume a direção da FCM

Os professores Ivan Felizardo Contrera Toro e Roberto Teixeira Mendes assumiram na manhã da última sexta-feira (4) os cargos de diretor e diretor associado, respectivamente, da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, para o cumprimento de um mandato de quatro anos. Eles substituem os professores Mario José Abdalla Saad e Rosa Inês Costa Pereira. A cerimônia de posse, presidida pelo reitor José Tadeu Jorge, ocorreu no auditório da FCM, que ficou pequeno por causa da grande presença de público. O coordenador geral da Universidade, professor Alvaro Crósta, também integrou a mesa de autoridades.

Ao falar sobre a sua gestão à frente da Faculdade, o professor Mario Saad afirmou que o esforço empreendido foi no sentido de manter o alto nível das atividades da FCM, considerada uma das melhores escolas de medicina da América Latina. Entre os avanços alcançados no período, ele elencou a ampliação do número de vagas na graduação, a valorização dos recursos humanos e o início do processo para a criação do curso de Fisioterapia. “Outro ponto importante foi a definição e novos critérios de avaliação e progressão da carreira docente, medida que certamente trará ótimos frutos para a Faculdade”, disse.

Mario Saad também aproveitou o seu discurso para defender a universidade pública, que segundo ele vem sendo objeto de uma campanha de desqualificação. “O ensino público e gratuito de qualidade é uma conquista da sociedade e uma ferramenta indispensável para tornar a humanidade mais humana”, considerou. Ivan Toro classificou a sua posse na direção da FCM como um sonho que estava sendo realizado. Ele afirmou que a despeito de ser a melhor faculdade de medicina do Brasil, a unidade ainda pode trilhar um caminho de aprimoramento.

Nesse sentido, Toro assegurou que a nova gestão terá entre suas prioridades o foco na formação de recursos humanos qualificados e a reavaliação e aperfeiçoamento dos cursos de medicina, fonoaudiologia e farmácia. “Também vamos trabalhar para a implantação do curso de fisioterapia e buscar novas formas de valorizar os profissionais que se dedicam a ensinar. Queremos contar cada vez mais com profissionais humanizados e conectados com a realidade que os cerca. Estou convencido de que podemos ensinar mais e melhor”. O novo diretor da FCM assegurou, ainda, que trabalhará para levar adiante o projeto de criação de uma fundação para a área da saúde.

O coordenador geral da Unicamp destacou o papel simbólico que a FCM representa para a Universidade, por ter sido a unidade semente da instituição. “A FCM é responsável pela formação de muitas gerações de profissionais que se dedicam tanto ao atendimento da população, quanto ao desenvolvimento de pesquisas e à formulação de políticas públicas na área da saúde. Não por acaso, o SUS [Sistema Único de Saúde] foi criado com a contribuição de profissionais desta casa”, recordou.

O reitor da Unicamp agradeceu a contribuição dada por Mario Saad e Rosa Inês Costa Pereira à FCM em particular e à Universidade em geral, e desejou sorte aos novos dirigentes da unidade de ensino e pesquisa. Tadeu Jorge disse ter identificado uma grande sintonia entre o discurso de Ivan Toro e os esforços empreendidos pela Unicamp. “Nossa principal missão é formar recursos humanos qualificados, que estejam totalmente preparados para o exercício profissional. Além disso, também temos que realizar pesquisa de qualidade e intensificar a nossa relação com a sociedade. Nesse sentido, quero colocar a Reitoria à disposição dos novos diretores da Faculdade para colaborar no que for possível para o cumprimento desses desafios”, pontuou o reitor.

Presente à cerimônia de posse, o secretário municipal de Saúde de Campinas, Carmino Antonio de Souza, que também é docente da FCM, cumprimentou Mario Saad e Rosa Inês Costa Pereira pelo trabalho realizado e parabenizou Ivan Toro e Roberto Teixeira Mendes pela vitória na consulta à comunidade. “A FCM é uma escola reconhecida mundialmente pela sua excelência. Quero colocar a Secretaria Municipal de Saúde à disposição de vocês para avançarmos em projetos conjuntos que possam trazer novos benefícios à sociedade”.

Texto Manuel Alves Filho
Fotos Antonio Scarpinetti