“Janelas” para Centro Cirúrgico é tema do Globo Repórter

A programação da TV Globo apresentou na última sexta-feira (25/10), no programa Globo Repórter, uma participação da enfermeira chefe do Centro Cirúrgico, Alessandra Nazareth Caine Pereira Roscani. O HC da Unicamp foi escolhido pela produção do programa em função do projeto “Janelas para o centro cirúrgico” tema relacionado à dissertação de mestrado defendida pela enfermeira em 2009 e intitulada “Capacidade de direcionar atenção e demandas de atenção do enfermeiro no ambiente de trabalho”. O projeto teve ainda a participação de vários colaboradores do Centro Cirúrgico.

Com o tema natureza e saúde, o Globo Repórter revelou o poder de cura dos ambientes naturais. Nele se insere o projeto denominado “Janelas para o Centro cirúrgico”. São nove painéis com imagens da natureza – parques, cachoeiras, florestas, montanhas, campos, praias, vales – distribuídos pelos centros cirúrgicos do hospital. As entrevistas também ocorreram com parentes de pacientes que aguardam na Sala da Família – espaço humanizado com várias imagens -, próxima ao centro cirúrgico e UTI.

Segundo Alessandra, o projeto “Janelas para o centro cirúrgico” está fundamentado no conhecimento adquirido sobre a teoria de atenção e demandas de atenção, foco da tese orientada pela profa Edineis de Brito Guirardello, da Faculdade de Enfermagem da Unicamp. Dentre os quatro conceitos fundamentais, diz, a teoria propõe como meios para restabelecer a capacidade de direcionar atenção (CDA) o contato com a natureza.

“O ambiente de Centro Cirúrgico têm como característica ser um ambiente fechado e restrito, no qual o profissional fica confinado muitas horas sem contato com o ambiente externo”, ressalta a enfermeira. Para ela o objetivo do projeto foi humanizar o ambiente de modo a proporcionar o resgate da CDA aos profissionais, pacientes e familiares que circulam pelo ambiente cirúrgico. O projeto contemplou três etapas:

Alessandra destaca que o início do projeto foi um quadro que ela trouxe para a Sala da Família como sugestão de melhoria. “A idéia foi aceita e partilhada”. Em seguida, recorda, foi firmada uma parceria com o Instituto de Artes da Unicamp que originou os painéis desenvolvidos para a sala da família.

Já a última etapa contou com a participação dos próprios profissionais que atuam na área, e os familiares dos pacientes em uma campanha interna para eleição das imagens que iriam integrar os ambientes do CC e CCA. “De 30 imagens apresentadas, nove painéis foram eleitos e afixados nos ambientes internos do CC e na recepção do CCA”, explica Alessandra Roscani.

As gravações aconteceram nos dias 19 e 20 de setembro, tendo à frente das entrevistas, a repórter Kiria Meurer, de Santa Catarina. Durante as gravações, um dos questionamentos feitos pela repórter é como imagens de belos lugares dispostas em centros cirúrgicos podem ajudar pessoas que vivem confinadas? a resposta você descobre no programa ou ao rever nos horários alternativos no canal Globo News aos sábados às 9h05 e aos domingos às 13h05.

Assista a reportagem aqui

Caius Lucilius com Jéssica Kruckenfellner  –  Assessoria de Imprensa HC