João Batista de Miranda vence consulta para superintendente

O professor João Batista de Miranda, atual coordenador de administração do HC, venceu a consulta para escolha do novo superintendente do Hospital de Clínicas da Unicamp com 53,6% dos votos válidos, durante dois dias de consulta junto à comunidade do HC e da FCM (veja tabela abaixo). O professor Marcelo de Carvalho Ramos totalizou 46,4% dos votos computados na noite desta quarta-feira, em apuração realizada no anfiteatro da superintendência. A posse do 13º superintendente do HC acontece no próximo dia 01 de julho, às 10 horas, no auditório 5 da FCM.

A presidência da comissão eleitoral foi do professor Joaquim Bustorff. A consulta aconteceu nos dias 20 e 21 de maio. Na próxima semana, o Conselho Superior do HC ratifica o resultado e encaminha o documento com a lista tríplice para o reitor, a quem caberá a prerrogativa da escolha do novo superintendente. Participaram da escolha do novo superintendente docentes, médicos residentes, alunos de graduação em medicina, farmácia, fonoaudiologia, dos cursos de pós-graduação, de aprimoramento e funcionários do HC.

“Agradeço imensamente pelo voto de confiança que cada um de vocês conferiu à minha candidatura. Votos de opinião, de consciência e de esperança. A todos vocês que apoiaram a chapa HC cada vez melhor, os meus sinceros agradecimentos. Sigamos adiante, apostando em uma comunidade unida para superação dos desafios e principalmente, novas conquistas”, disse Miranda.

Atualmente, João Batista de Miranda é professor MS-3 da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Universidade Estadual de Campinas. Ortopedista formado pela Unicamp, em 1974, fez residência no Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP com Especialização em Reumatologia. Em 1982, iniciou treinamento em ortopedia e traumatologia, concluído em 1985, sendo seis meses na Campbell Clinic, Memphis, Tennesse, USA.

No retorno ao Brasil voltou à carreira docente no Departamento de Ortopedia e Traumatologia da FCM/UNICAMP, atuando principalmente em pesquisa com regeneração de tecido ósseo utilizando-se enxertos homólogos de banco de ossos, o que resultou com o trabalho de doutorado em Cirurgia FCM em 1996. Atuou ainda, como chefe do Departamento de Ortopedia, preceptor dos residentes, coordenador da Graduação e do Internato e Coordenador do Grupo de Cirurgia do Joelho e Doenças Inflamatórias.

Caius Lucilius
Assessoria de Imprensa do HC Unicamp