Jorge Curi assume a Associação Paulista de Medicina

Em uma cerimônia realizada no Teatro Abril, em São Paulo, o médico da Unicamp, Jorge Carlos Machado Curi, tomou posse como presidente da Associação Paulista de Medicina para triênio 2005-2008. A solenidade, que também empossou o presidente da Associação Médica Brasileira – AMB, José Luiz Gomes do Amaral, contou com a presença de lideranças médicas de todo o Brasil, além de autoridades políticas da área de Saúde.

O novo presidente da APM, Jorge Curi, acredita que a parceria entre a AMB, o CFM e outras entidades médicas é que será possível superar dificuldades como abertura indiscriminada de escolas médicas, regulamentação da medicina, difícil inserção no mercado de trabalho, etc. “Não vejo outra forma senão a união e o empenho de todos para reverter este cenário sombrio. Tivemos muitos avanços, porém, ainda há muito o que fazer”.

Para o governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, presente na cerimônia, o evento tem dois grandes significados: para os afiliados das associações e para a sociedade. A APM e a AMB tem se destacado na luta por políticas públicas de qualidade, para levar ao SUS medicina de qualidade. “Curi e Amaral já vem fazendo uma dobradinha na APM há muito tempo. Acredito que será um trabalho integrado, de parceria, na luta pela melhoria da saúde no país”, comentou Luiz Roberto Barradas Barata, secretário de Saúde do Estado.

Como aluno e residente da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp (FCM), Jorge Carlos Machado Curi está no Hospital de Clínicas desde 1987, onde começou na estruturação da UTI. Atualmente integra a equipe de cirurgia do trauma. Curi atuou em duas gestões na Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas e por três gestões na APM.

A mesa principal da cerimônia de posse foi composta por Desiré Callegari, vice-presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo; Celso Barros, presidente da Unimed do Brasil; Maria Cristina Cury, secretária municipal de saúde de São Paulo; Luiz Roberto Barradas Barata, secretário estadual de saúde de São Paulo; Rafael Guerra, presidente da Frente Parlamentar da Saúde; José Serra, prefeito de São Paulo; Agnelo Queiroz, ministro dos Esportes; Geraldo Alckmin, governador de São Paulo; Eleuses Paiva, presidente da AMB de 1999 a 2005; Cláudio Lembro, vice-governador de São Paulo; José Luiz Gomes do Amaral, novo presidente da AMB; Jorge Carlos Machado Curi, novo presidente da APM; Edson de Oliveira Andrade, presidente do CFM; Gilberto Kassab, vice-prefeito de São Paulo; Heder Murari Borba, presidente da Fenam; e Cid Carvalhaes, presidente do Sindicato dos Médicos de São Paulo. Após a cerimônia, os convidados assistiram a peça ‘O Fantasma da Ópera’.

Caius Lucilius – Assessoria de Imprensa HC