Durante a cerimônia de gala participaram cerca de duzentas pessoas ligados ao centro. A celebração contou com a presença do vice presidente dos Estados Unidos Joseph R. Biden Jr, o presidente do MD Anderson Ronald DePinho, o Presidente do Departamento de Neurocirurgia Raymond Sawaya, especialistas em neurocirurgia e neuro-oncologia, pacientes e doadores da instituição.
O neurocirurgião Marcos Vinícius Maldaun explica que após a sua formação em medicina pela Unicamp, realizou um fellowship no MD Anderson, especialização voltada para tumores do sistema nervoso central, o que o torna ph.D nesta especialidade.
Após este aprimoramento, o vínculo com o hospital se estendeu, e atualmente o neurocirurgião é internacional outreach, ou seja, representante internacional do MD Anderson para o Brasil. “Durante a cerimônia recebi uma menção honrosa como convidado internacional, junto com um número muito seleto de outros países como a Austrália, Canadá e Espanha. Na América do Sul, apenas o Brasil e o Chile possuem representantes”, conta Maldaun.
De acordo com Maldaun, ao receber o título de outreach, o Brasil cria um vínculo de livre acesso ao centro, em que outros médicos, através do neurocirurgião, podem realizar estudos, estágios e fellowships. “Esta parceria é importante, pois cria uma perspectiva futura de pessoas da neurocirurgia aqui do HC de realizar um aperfeiçoamento e aprimoramento numa instituição de referência mundial, como o MD Anderson”, afirma.
Caius Lucilius com Gabriela Troian – Assessoria de Imprensa HC