Médico participa de fellowship no Johns Hopkins University

O médico Thiago Quinaglia do Serviço de Ecocardiografia do Hospital de Clínicas da Unicamp foi escolhido para um programa de Research Fellowship nos Estados Unidos, oferecido pelo Departamento de Imagem Cardiovascular da Sociedade Brasileira de Cardiologia (DIC/SBC). O programa de aperfeiçoamento será no Johns Hopkins University, na área de imagem cardiovascular por um período de 12 meses.

Essa é a primeira vez que um médico assistente da Ecocardiografia do hospital é selecionado para o programa de complementação especializada nos EUA. Thiago Quinaglia atua no Serviço de Ecocardiografia do HC desde 2014. Fez sua residência na FCM, doutorado e pós-doutorado na Unicamp. A concorrência pela bolsa do programa foi de âmbito nacional e incluiu participantes das principais instituições de ensino médico do país.

Para o chefe da área de Cardiologia da FCM, professor Wilson Nadruz Júnior, a participação de médicos nos programas de Fellowship em hospitais internacionais de referência, como o Johns Hopkins University, representa um enorme ganho para a instituição. “O avanço do conhecimento passa por esses intercâmbios que trarão resultados ainda melhores para a assistência e a formação de profissionais da mais alta qualidade”, destaca Nadruz Júnior.

Outro fato que destaca um intercâmbio em um dos hospitais mais importantes do mundo, diz o professor José Roberto Matos Souza, é assegurar a contínua troca de conhecimento mesmo após o intercâmbio. “Possivelmente, o desafio mais forte seria o uso dos equipamentos, mas hoje para nosso orgulho, dispomos de um parque tecnológico para diagnósticos igual ao usado nos hospitais dos Estados Unidos ou Europa”, esclarece Mattos Souza que é coordenador da área de ecocardiografia do HC.

O cardiologista Thiago Quinaglia acredita que o estágio resultará, além de aperfeiçoamento em assistência e pesquisa em cardiologia, em uma excelente oportunidade de trazer novos métodos de diagnóstico em imagem cardiovascular. “Atuar com um pesquisador norte-americano renomado que possui centenas de publicações, das quais, cerca de quarenta ensaios clínicos aleatorizados vai contribuir muito para a área de cardiologia no HC”.

Caius Lucilius com Nicole Almeida
Assessoria de Imprensa do HC Unicamp