Website do HC de “cara nova” e agora hospedado em nuvens


Após um longo período de planejamento iniciado no ano passado, o novo website do Hospital de Clínicas da Unicamp foi totalmente reformulado. O design moderno e arrojado valoriza a fluidez e ampliou o espaço de divulgação de notícias e campanhas informativas, especialmente frente ao COVID-19. Outro destaque é que o novo website está hospedado em nuvens, o que oferece mais segurança contra invasões de hackers.

“Pesquisamos diversos websites no Brasil e no mundo para alcançar este projeto com um design responsivo e reunindo novidades, como um novo gerenciador (WordPress), vídeos de 6 segundos no slider, a rolagem maior e animações apostando no emprego do CSS3”, explica o coordenador do novo projeto, Caius Lucilius. Outra vantagem, diz, é a facilidade de criação e a edição de conteúdos, inclusive tours virtuais, dispensando o uso de uma linguagem de programação.

Segundo João Scarparo, proprietário da empresa Vila Pixel – executora do projeto, o novo website do HC traz mais autonomia de gestão de conteúdos para o hospital, mais visibilidade na comunicação e a possibilidade de expansões de áreas, se necessário. “Além disso o site também conta com um sistema de gerenciamento mais intuitivo e atual”, explica Scarparo.

Scarparo cedeu ao website do HC da Unicamp, a hospedagem gratuita em nuvem por tempo indeterminado. “Além de sair de um armazenamento em máquina virtual, a hospedagem em nuvens é cada vez mais exigida na internet, especialmente por segurança, backups automáticos e baixo risco de sair do ar”, ressalta.

Para o superintendente Antônio Gonçalves de Oliveira Filho, comunicação e transparência são elementos estratégicos para a instituição, especialmente nesse momento de crise do coronavírus. “O novo website chega num momento crucial para o nosso hospital e certamente vai agregar pontos positivos para toda comunidade interna e externa, como o fortalecimento da campanha Amigos do HC”, comenta.

O projeto do template do novo website foi pesquisado, criado e supervisionado pela equipe de comunicação do HC formada pelo jornalista Caius Lucilius, pela Relações Públicas Trícia Thomé e pelas estagiárias Nataly de Medeiros (PP) e Cássia dos Santos (jornalismo). A execução de implantação foi autorizada pelo superintendente Toninho e conduzida pelo coordenador de Administração, Rodrigo Bueno.

Nos últimos 30 dias, os jornalistas da assessoria de Imprensa da FCM, Camila Delmodes e Edimilson Montalti se integraram à equipe de comunicação do HC para ampliar a divulgação de notícias no site, especialmente, as ações positivas relacionadas às doações para enfrentamento do COVID-19.

Caius Lucilius – Assessoria de Imprensa HC