Médicos residentes do HC Unicamp terão treinamento de intubação em manequins de simulação

Médicos residentes que atuam no Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp terão sua formação continuada em treinamento de intubação utilizando nove manequins de simulação da marca Laerdal – cinco manequins adultos, três pediátricos e um neonatal. Os manequins foram adquiridos pela Comissão de Residência Médica (Coreme) da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp e serão usados em comodato com o HC e com o Hospital da Mulher (Caism).

A apresentação e entrega dos manequins aconteceu na manhã dessa quinta-feira (29) na superintendência do HC Unicamp, na presença do superintendente do hospital, Antonio Gonçalves de Oliveira Filho; do diretor associado da FCM, Cláudio Saddy Rodrigues Coy e do coordenador e vice-coordenador da Coreme, Ricardo Mendes Pereira e Thiago Martins Santos, respectivamente.

De acordo com Ricardo Mendes Pereira, o investimento nos manequins vai beneficiar o treinamento de mais de 300 médicos residentes e, também, dos alunos de graduação da FCM. “A simulação realística com o uso de manequins faz parte de novas metodologias de ensino e é um investimento para a formação de nossos médicos residentes e alunos de graduação. Os manequins serão utilizados no treinamento do procedimento de intubação, para melhor capacitação dos profissionais que prestam assistência, por exemplo, aos pacientes com a Covid-19”, reforça Ricardo.

Para o superintendente do HC Unicamp, Antonio Gonçalves de Oliveira Filho, essa ação em conjunto entre Coreme e FCM para aquisição desses simuladores representa uma evolução para o hospital – maior campo de prática de médicos residentes e alunos da Unicamp. “Você pode errar dez vezes no manequim, mas o treinamento num modelo desse nível e qualidade fará com que o procedimento de intubação seja muito mais fácil na hora de executar em um paciente. É uma evolução fantástica”, diz Antonio Gonçalves.

“A simulação, hoje, tem um papel importante na educação e treinamento de alunos, residentes e profissionais de saúde. Isso tem sido muito incentivado nas escolas médicas e aqui na Unicamp não tem sido diferente. Essa aquisição, para nós, é muito importante, pois a intubação é um procedimento básico para a formação dos alunos e residentes”, comenta Cláudio Coy, agradecendo à Coreme pela iniciativa em adquirir os manequins de simulação.

Utilização dos manequins

De acordo com Thiago Martins Santos, que também é coordenador da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do HC Unicamp e docente do Departamento de Clínica Médica da FCM, a proposta de utilização dos manequins de simulação de intubação no treinamento dos médicos residentes e alunos de Medicina teve como motivação não apenas o contexto da pandemia, que aumentou a demanda por profissionais com habilidade na realização do procedimento de forma rápida e assertiva, mas também a necessidade de oferecer formação continuada e o uso de novas metodologias de ensino.

“Teremos docentes e médicos contratados responsáveis nominais pelos manequins. Faremos um controle de utilização através do Laboratório de Habilidades da FCM. Os interessados terão que preencher uma planilha digital tanto na retirada quanto na devolução. O formulário digital será preenchido via QR Code”, diz Thiago Martins.

Martins reforça que com os manequins os médicos residentes poderão, durante o plantão – não em situações de emergência, mas naquelas que permitam o preparo prévio ao procedimento de intubação – treinar e revisar a técnica previamente, de forma simulada e com o acompanhamento de seu preceptor.

“Sabemos que o treinamento antes do procedimento contribui com o sucesso da sua realização. Ainda será possível oferecer minicursos de intubação, com o uso combinado de vídeoaulas e mídias digitais, e assim permitir que os residentes possam assistir e praticar a técnica, não necessariamente com o acompanhamento do professor do curso, mas do médico responsável pelo plantão daquele dia na UTI, Enfermaria, e assim por diante”, explica Thiago.

Leia também: Coreme adquire cabeças de intubação para o treinamento e formação continuada dos médicos residentes