HC Unicamp inaugura nova recepção e área de vivência da UER

A pandemia de Covid-19 não impediu o Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp de pensar todos os dias em como fazer um hospital melhor. Ao contrário, motivou a todos a encontrar soluções. Por isso, na tarde de segunda-feira (31), o HC Unicamp entregou a nova recepção, via rápida de entrada de pacientes graves, e área de vivência externa da Unidade de Emergência Referenciada (UER). No total, são 252 metros quadrados executados com recursos oriundos de sentença judicial destinada à UER pela desembargadora Maria Inês Corrêa de Cerqueira César Targa, da quinta turma do Tribunal Regional do Trabalho (15º Região) de Campinas e com recursos do programa de manutenção predial do hospital e doações particulares.

“Saímos da condição de pré-atendimento em contêineres ou tendas do exército ou na garagem de ambulâncias para um espaço mais adequado. Uma obra simples do ponto de vista físico, cujo significado tem o poder de transcender, pelo fato de resgatar a dignidade de pacientes e trabalhadores, alinhado ao significado que este hospital universitário representa para a sociedade”, disse Rodrigo Bueno de Oliveira, coordenador de administração do HC Unicamp, durante a inauguração.

Além da nova recepção e área externa, a UER também ganhou outras revitalizações que se iniciaram no ano passado: dois novos leitos de isolamento, um novo posto de enfermagem, uma nova central de telefonia, climatização e telhado no Pronto-Socorro de pediatria, uma nova instalação para a farmácia, quarto de descanso para enfermeiros e médicos-residentes, computadores entre outras benfeitorias como a pintura do heliporto e reasfaltamento de um segmento da rua que dá acesso à UER.

De acordo com Bueno, com as novas modificações e instalações os pacientes graves trazidos por terra ou ar agora têm, agora, um fluxo de entrada isolado, plano, rápido e sem obstáculos; já os pacientes que conseguem caminhar podem sentar abrigados, beber água filtrada e fazer sua ficha de atendimento com privacidade e os funcionários entram por um acesso exclusivo.

“Temos o desejo de prosseguir com melhorias até este setor estar adequado. Precisamos, ainda, fazer um sanitário externo, melhorar as salas de emergência e revitalizar a copa dos funcionários. Vamos conseguir fazer isso com o trabalho de todos, abençoados pela inspiração que move o mundo”, conclamou Bueno.

Reitoria anuncia apoio às reformas

De acordo com Ana Paula Beppler, diretora médica da Unidade de Emergência Referenciada do HC, as reformas na UER irão melhorar o atendimento do paciente e oferecer aos seus acompanhantes um local aberto e arejado para descanso, enquanto aguardam a finalização consulta. “É o começo de uma nova Era nessa unidade”, disse Ana Paula. O coordenador de assistência do HC, Plínio Trabasso, agradeceu a doação dos recursos necessários para a realização da obra e disse que a reforma irá beneficiar não somente os pacientes, mas também todos os colaboradores que atuam na UER. “A obra, com certeza, irá melhorar a qualidade da assistência que prestamos a quem procura o nosso hospital”, destacou.

O superintendente do HC Unicamp, Antonio Gonçalves de Oliveira Filho, ressaltou que a inauguração desses novos espaços marcava um momento significativo para o hospital, e que a obra devia ser vista além da parte física. A ação principal que resume tudo o que foi feito no local, segundo Antonio, é cuidar – do paciente e das equipes que atuam na UER. “A luta é diária e a primeira linha de frente é na UER. Com um orgulho tremendo, entregamos esse espaço para os pacientes e para a sociedade, que vem aqui buscar o cuidado para o alívio de seus males”, disse Antonio.

Aproveitando a ocasião da inauguração da UER, a coordenadora geral da Universidade, Maria Luiza Moretti, anunciou o compromisso da reitoria da Unicamp em ajudar o hospital a construir os banheiros externos. A notícia pegou todos de surpresa e gerou fortes aplausos. “A UER é a porta de entrada de nossos pacientes de média e alta complexidade. Fico feliz em ver as melhorias feitas por todos que aqui trabalharam e o HC progredindo e melhorando em prol da sociedade e população”, disse Maria Luiza, que também é médica do HC e professora da Faculdade de Ciências Médicas (FCM).

O reitor da Unicamp, Antonio José de Almeida Meirelles, o Tom Zé, parabenizou toda a equipe de servidores que atuam no hospital. Ele destacou a importância que iniciativas para melhorar o acolhimento de pessoas que buscam atendimento no HC – e também melhorar os locais de trabalho onde atuam dos profissionais do HC – tem para a administração da Universidade. “O HC é o coração da relação da Unicamp com a sociedade externa, e nossa gestão irá valorizar essa relação. Estaremos ao lado de vocês para enfrentar as dificuldades, dentro de nossas possibilidades, valorizando e acolhendo, inclusive, nossos servidores. Contém com nosso apoio”, enfatizou Tom Zé.

A cerimônia terminou com uma visita guiada pelos novos espaços da UER. As reformas do jardim externo foram executadas por funcionários do HC que vieram no final de semana para replantar as mudas retiradas de outras áreas do hospital, que também estão em processo de revitalização. Os bancos instalados na área externa foram doados pela empresa Aviagen e conseguidos com o apoio da Central de Captação Amigos do HC.

Fotos: João Marques – Reitoria/Unicamp / Edimilson Montalti – HC/Unicamp / Divulgação – HC Unicamp