Estudantes FEQ da Unicamp arrecadam recursos para compra EPI´s e medicamentos para o HC

Os estudantes da Faculdade de Engenharia Química da Unicamp se uniram em campanha e arrecadaram recursos para o Hospital de Clínicas (HC). Em um período de apenas duas semanas e com mais de 68 doadores, os estudantes arrecadaram R$ 5.620,00 para ajudar o HC Unicamp na contra a covid-19. Com o valor arrecadado, será possível ao hospital comprar cadeiras de banho, luvas de silicone e máscaras cirúrgicas e EPI´s, artigos essenciais para a realização das atividades dos profissionais de saúde.

A criação da campanha solidária “Seja um amigo do HC” ocorreu a partir da união de forças dos alunos participantes de todas as entidades da Faculdade de Engenharia Química (FEQ) da Unicamp: Associação Atlética Acadêmica da Faculdade de Engenharia Química (AAAFEQ), Empresa Júnior de Engenharia Química (Propeq), Programa de Educação Tutorial da Engenharia Química (PET-EQ), Centro Acadêmico (Cafeq) e Semana Acadêmica de Engenharia Química (SEQ).

Realizando reuniões semanais por quase dois meses, os estudantes encabeçaram a campanha e dividiram seus esforços para a realização de publicações de divulgação em veículos de comunicação. O objetivo visava atingir a meta mínima de R$ 5 mil em até 15 dias, mas conseguiram arrecadar o equivalente a 112,40% do esperado.

“Todos sabemos que o HC Unicamp tem uma grande importância, visto que é uma referência na região, responsável por atender várias comunidades. Mas para nós, além de tudo isso, ele também faz parte da nossa casa, do local onde estudamos, é para ele que pedimos socorro quando precisamos. É o HC que cuida de nós, que somos estudantes da Unicamp”, relatam com sentimento de apreço e solidariedade ao hospital os membros da Atlética da Engenharia Química da Unicamp.

Solidariedade e ação social

De acordo com os estudantes do curso de Engenharia Química da Unicamp, a campanha trouxe à tona a relação entre a ação profissional e social. Um dos objetivos da Semana Acadêmica de Engenharia Química, evento organizado anualmente pelos alunos, é contribuir na formação dos futuros engenheiros químicos do país e retribuir algo para a sociedade.

“Participar da campanha “Seja Amigo do HC” foi uma oportunidade de arrecadarmos recursos para o Hospital e de divulgar a importância desse setor para a sociedade. Em parceria com as outras entidades da FEQ, estamos muito satisfeitos por atingir as metas do projeto e por aprender muito com ele durante a sua realização. Esperamos realizar mais atividades do tipo em prol da comunidade”, escrevem os alunos.

Para a entidade vinculada ao Ministério da Educação, o PET-EQ, impactar a comunidade local foi uma grande motivação. Um dos objetivos do Programa de Educação Tutorial (PET-EQ) é impactar a sociedade e transformar a realidade da comunidade ao redor, através de projetos do PET-EQ. Isso, por sua vez, dizem os futuros engenheiros químicos, está intrinsecamente relacionado aos pilares e estrutura da Universidade.

”Assim, dada a importância e conexão do HC com a Unicamp e com a comunidade local de uma maneira geral, nossa participação na campanha de arrecadação mostra, mais uma vez, a importância de se relacionar e contribuir com os entes que sustentam o nosso país. E realizar tal projeto em parceria com as entidades da FEQ torna toda a experiência ainda mais satisfatória e enriquecedora”, explicam.

Com isso, foram inúmeros conteúdos essenciais abordados durante a divulgação da campanha, desde a importância do HC, pesquisas realizadas na Unicamp que contribuíram com a força-tarefa contra a covid-19, até o impacto das doações para a compra de materiais para o hospital. A abordagem de diferentes assuntos visou frisar a importância de ações solidárias na pandemia, assim como o impacto que a campanha “Seja um amigo do HC” pode representar. A Empresa Júnior da FEQ também esteve à frente da campanha, como relatam seus representantes.

“Todos nós sabemos que o momento pelo qual passamos é muito delicado e, mais do que nunca, é primordial que cada um faça a sua parte para que passemos por tudo isso o mais rápido possível! Assim, participar da campanha, para nós, enquanto membros da Propeq, foi muito gratificante. Saber que com pequenas ações podemos fazer a diferença, de fato auxiliando, mesmo que pouco, o trabalho nobre e excepcional que o HC vem entregando à comunidade é incomparável”.

O sentimento de retribuição pelos serviços do HC Unicamp é retomado na fala da chapa do Centro Acadêmico, responsável por representar os alunos da FEQ. Foi um misto de sentimentos ao participar da campanha “Seja Amigo do HC”, estruturada em conjunto com todas as entidades da Faculdade de Engenharia Química (FEQ) da Unicamp, revelam os representantes do Centro Acadêmico, com ênfase a importância do HC Unicamp na saúde pública e na luta diária contra a atual crise sanitária do país.

“Apesar dos momentos de grande adversidade, com variáveis que não haviam sido esperadas no início, conseguimos concluir nosso objetivo. Ao bater a nossa meta de arrecadação, meta regozijamos com os frutos da campanha, desde o impacto direto ao HC, até nossos próprios ganhos pessoais de saber que, por menor que seja, nosso trabalho impactará várias pessoas”, ressaltam.

Seja um amigo do HC. O hospital precisa de doações

Para doar, acesse aqui ou ligue para a Central de Captação do HC no telefone (19) 99834-8160.

Siga a Central de Captação Amigos do HC no Instagram e no site Amigos do HC Unicamp.