Deputado federal Alexis Fontayne visita reitoria e anuncia emenda para o Hospital de Clínicas

O deputado federal Alexis Fonteyne (NOVO) esteve na reitoria para uma visita ao reitor Antonio José Meirelles e à coordenadora Geral da Universidade, Luiza Moretti. Na ocasião, formalizou a indicação de uma emenda parlamentar para o Hospital de Clínicas no valor de R$ 500.000,00 e anunciou a coordenação e o lançamento da Frente Parlamentar Mista pelo Brasil Competitivo, a ser criada na próxima quarta, dia 30 de junho. Entre outros assuntos discutidos a parceria universidade X setor privado, a bioeconomia e as futuras matrizes energéticas.

A reunião foi acompanhada pelo vereador em Campinas, Paulo Gaspar (NOVO) e pelo superintendente do Hospital da Clínicas, Antonio Gonçalves de Oliveira Filho. Alexys, que mora em Campinas, iniciou a reunião reforçando o papel da Unicamp na formação de profissionais para o Brasil e para o mundo. “A Unicamp tem uma função importantíssima, até de dar o exemplo para as outras instituições, como é importante fazer a integração academia com mercado empresarial, de modo que a gente potencialize os ambientes de negócios”, enfatizou Fonteyne.

O reitor Antonio José Meirelles observou que a Universidade, cumpre bem essa missão e pretende ir mais adiante. “Já decidimos nessa nova gestão em estabelecer um projeto de longo prazo baseado num consórcio entre a pesquisa na Universidade, a ação no mundo empresarial e os objetivos do desenvolvimento sustentável da ONU”, comentou Meirelles.

Por outro lado, a coordenadora Geral da Universidade, Luiza Moretti, informou que está em andamento um levantamento detalhado sobre as ocupações que exercem os ex-alunos formados. “Esses indicadores serão vitais para discussão em um congresso de Educação Superior que acontecerá ainda neste ano, bem como, para estabelecermos novas diretrizes para ampliar a inclusão dos nossos alunos no mercado”, destacou Moretti.

Para contextualizar o tema, o deputado Alexis ressaltou a fuga de talentos e exportação de cérebros. “Tudo isso passa por políticas que temos que tratar no Congresso Nacional, como a de fortalecer o conceito de inclusão social produtiva e auto-sustentável”, explica o parlamentar que acrescenta “Deixar o ambiente brasileiro tão competitivo quanto os outros mercados internacionais é uma das medidas para minimizar a perda de cérebros brasileiros, que são muito bem vistos no exterior pela formação e adaptabilidade”.

Sobre a Frente Parlamentar Mista pelo Brasil Competitivo, integrada por 194 deputados e oito senadores, o objetivo é liderar as discussões em torno da redução do chamado custo Brasil. A ideia é apresentar uma mandala com 12 elementos dos ambientes de negócio brasileiro levando em conta, por exemplo, questões como o custo desde a abertura de uma empresa, logística, segurança jurídica, sistema tributário e existência de marcos regulatórios para atividades econômicas específicas. “O melhor que o Governo pode fazer pelo setor produtivo é não atrapalhar”, afirma Fonteyne.

Caius Lucilius – Assessoria de Imprensa HC

Fotos – João Marques