HC Unicamp forma quarta turma de gestores em saúde pela filosofia Lean

Na última quarta-feira (7), profissionais do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp receberam seus diplomas como gestores de saúde. O certificado foi entregue pelo Lean Institute Brasil após apresentação virtual dos projetos desenvolvidos ao longo de três meses de curso. Essa é a quarta turma do HC Unicamp que participa do Programa Prático de Formação Lean (PPFL), parceria iniciada em 2019.

Para o superintendente do HC Unicamp, Antonio Gonçalves de Oliveira Filho, a importância de ter gestores formados na filosofia Lean é padronizar os processos de trabalho dentro das diversas áreas que compõem o hospital, melhorando os processos, eliminando desperdícios, facilitando e agilizando as tomadas de decisão. “Vamos continuar investindo na filosofia Lean e, em breve, teremos novas turmas”, revela o superintendente.

De acordo com Alessandra Roscani, coordenadora do Escritório de Projetos do HC Unicamp, as duas vigas mestras da filosofia Lean são a gestão de pessoas e a melhoria contínua, chamada de método Kaisen. “Uma vez que iniciamos uma filosofia Lean dentro de uma instituição, iniciamos também um processo de melhoria continua”, explica Alessandra, que participou da primeira turma, em 2019.

Apresentação de projetos

Cada profissional do HC Unicamp que participou da turma Saúde de 2021 do PPFL buscou resolver problemas, eliminar desperdícios, aumentar e agregar valores e melhorar o cuidado do paciente. Eles detalharam seus projetos em seus A3, como chamam essa ferramenta dentro do Lean. Os trabalhos do HC Unicamp apresentados durante a formatura, sob a orientação de Bruno Battaglia, foram:

Aumentar a adesão às práticas institucionais de Segurança do Paciente, de Mariana Salhab Dall’ Aqua Schwelle; Preenchimento adequado do prontuário médico eletrônico na UER, de Ana Paula Beppler; Aumentar a disponibilidade do leito hospitalar ao paciente HC Unicamp, de Célia Regina de Souza; Redução tempo conclusão dos processos licitatórios realizados pelo Serviço de Licitações – DS/HC, de Fayola Oron P. Oliveira, Otimização do tempo de uso de Sala do Centro Cirúrgico – HC Unicamp, de Ana Paula C. I. Alves e Garantir o nível de estoque estável e adequado para evitar ruptura no HC Unicamp, de Thiago Sarbo Langoni.

“A iniciativa da alta direção do HC em patrocinar o PPFL para a equipe estratégica é um passo muito importante para a mudança de cultura da instituição. Participar do Lean foi uma experiência fantástica que permitiu quebrar paradigmas que nos impedem de fazer melhorias que são simples, porém, de grande impacto. O pensamento enxuto nos traz ferramentas validadas e de alta performance que permitem agregar valor ao cliente, proporcionando melhorias importantes no processo e eliminando desperdícios”, diz, entusiasmado, Thiago, gerente de projetos da Coordenadoria de Administração (COAD) do HC Unicamp.

Além da Unicamp, profissionais do Hospital São Paulo (Unifesp), da Roche, do Instituto de Oncologia do Vale (IOV), outras organizações encerraram a turma Saúde de 2021 do PPFL, realizado de forma semipresencial, devido a pandemia de covid-19.