HC Unicamp é selecionado pelo Ministério da Saúde para o projeto Saúde em Nossas Mãos


O Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp foi selecionado pelo Ministério da Saúde para participar do projeto Saúde em nossas mãos: Melhorando a segurança do paciente em larga escala no Brasil. O objetivo do projeto é melhorar a segurança do paciente com a implantação de práticas de prevenção de infecções relacionadas ao uso de ventilação mecânica, uso de cateteres venosos e de sondas vesicais em UTIs nas cinco regiões do Brasil.

Com o apoio da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), da Superintendência e Núcleo Qualidade e Segurança do Paciente (NQSS), o HC Unicamp se inscreveu para participar de forma voluntária no projeto e passou por uma entrevista online de seleção. No dia 12 de agosto, o superintendente do HC Unicamp, Antonio Gonçalves de Oliveira Filho, recebeu uma mensagem de Adriana Melo Teixeira, diretora de Atenção Hospitalar Domiciliar e de Urgência do Ministério da Saúde, informando que o hospital foi selecionado para participar do projeto.

De acordo com a mensagem, durante 24 meses, uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do HC Unicamp será acompanhada por profissionais dos hospitais PROADI-SUS e pelo Ministério da Saúde, que conduzirão as sessões virtuais de treinamento, o suporte contínuo e as visitas ao hospital. No total, serão 204 hospitais atuando juntos para reduzir as infecções e melhorar a segurança do paciente e evitar desperdícios no Sistema Único de Saúde (SUS).

Os cinco hospitais PROADI-SUS que trabalham de forma colaborativa para a execução do projeto, utilizando metodologia e apoio técnico do Institute for Healthcare Improvement (IHI) são: Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Hospital do Coração, Hospital Israelita Albert Einstein, Hospital Moinhos de Vento e Hospital Sírio Libanês.

“Ainda não sabemos qual hospital vai nos mentorar para a execução do projeto. Inicialmente, o projeto será implantado na UTI Adulto e contará com o apoio do Time de Prevenção de Infecções Relacionadas à Assistência a Saúde (IRAS) do Núcleo de Segurança do Paciente (NSP)”, revela Mariana Salhab Dall’ Aqua Schweller, coordenadora do NSP do HC Unicamp.