O Conselho Superior do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp aprovou em sua 36ª Reunião Ordinária, realizada no dia 30 de agosto, o regimento interino do Núcleo Interno de Regulação (NIR). A missão do NIR é tornar a regulação e gestão de acesso efetiva para um atendimento seguro, centrado no paciente, em tempo oportuno e alinhado com a assistência, o ensino e a pesquisa, desde a internação até a alta hospitalar.
“O NIR solidificará ainda mais a gestão de acesso e leitos do HC Unicamp após a conclusão dos seis eixos do projeto que inclui as demandas com as centrais de regulação e, internamente, com as especialidades do hospital. Isso beneficiará a população de Campinas e toda a região, que tem o HC Unicamp como referência em saúde”, explica o Coordenador de Assistência do HC, Plínio Trabasso.
De acordo com a enfermeira e coordenadora do NIR, Nilcilene Pinheiro, o projeto se iniciou com a integração das áreas que realizavam a gestão de acesso e leitos do HC Unicamp e, posteriormente, seguiu com o mapeamento de processo e risco que auxiliou na elaboração do regimento interno. Agora, o regimento interno do NIR direciona a equipe na elaboração dos protocolos operacionais.
“O ciclo de melhoria é contínuo e o NIR é fundamental para uma gestão de acesso que promova uma assistência segura e de qualidade, em tempo oportuno e conforme o perfil de complexidade pactuado com município e Estado, seja na regulação de acesso inter ou intra-hospitalar. Pretendemos ter o NIR totalmente implantado até o início do próximo ano”, explica Nilcilene.
Sobre o NIR
Localizado no terceiro andar do HC, o NIR funciona 24 horas por dia, sete dias da semana. A equipe técnica do NIR conta com 18 profissionais, entre eles médicos, enfermeiros, técnicos administrativos e os plantonistas que realizam a cobertura dos finais de semana, feriados e horário noturno. Veja aqui a estrutura e ações em andamento do NIR.
O NIR foi criado no HC Unicamp em 2015, conforme a Portaria Nº 1.559 do Ministério da Saúde. Diante do cenário da Covid-19 e com o aumento da demanda de atendimento fez-se necessário, em 2020, a criação da Gestão Integrada de Leitos e Agendamento do Hospital de Clínicas (GILAHC), para gerenciar, em caráter emergencial, os leitos disponíveis.
Em junho de 2021 foi elaborado o Projeto de Integração NIR e Gilhac. Esse projeto deu origem ao Regimento Interno do NIR, que possibilitará ao HC Unicamp atender melhor as demandas da Central de Regulação e Ofertas de Serviços de Saúde (CROSS), do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), do ÁGUIA e da população referenciada pela Diretoria Regional de Saúde de Campinas (DRS-7).