No dia 17 de setembro, aconteceu no auditório do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp, a comemoração do Dia Mundial da Segurança do Paciente. O tema desse ano é “Cuidado materno e neonatal seguro” e o slogan é “Aja agora para o parto seguro e respeitoso!”. A abertura contou com a participação do superintende do HC Unicamp, Antonio Gonçalves de Oliveira Filho e do Coordenador de Assistência, Plínio Trabalho.
“A segurança do paciente é um assunto muito importante e vemos esse tema crescendo, ano a ano, em nosso hospital, com resultados fantásticos. Hoje é dia de celebrar essas conquistas, abraçar essa causa e levar a bandeira da segurança do paciente para outros lugares”, disse o superintendente do HC Unicamp, Antonio Gonçalves de Oliveira Filho.
Após a fala de abertura do superintendente do hospital, a enfermeira Mariana Salhab Dall Aqua Schweller, coordenadora do Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) fez uma apresentação sobre o panorama da Segurança do Paciente no HC Unicamp.
De acordo com Mariana, apesar do HC não ser um hospital referência no cuidado materno e neonatal, não se pode deixar de considerar que as taxas de mortalidade perinatal são extremamente altas, e as causas, paradoxalmente, em grande parte evitáveis. Outro fato destacado pela coordenadora do NSP do HC Unicamp foi a pandemia da covid-19 e suas repercussões para os serviços de atenção à saúde, que agravou uma situação já inaceitável, e serviu de alerta para a urgência de uma mobilização mundial.
“Assim, entendendo o impacto do Hospital de Clínicas da Unicamp enquanto hospital escola, vinculado à uma universidade de excelência e preocupado com as mais amplas questões de saúde pública, adaptaremos o tema deste ano à realidade assistencial do HC, destacando nossas práticas diárias de segurança”, revela Mariana.
Podcast e Liga de Qualidade e Segurança em Saúde
Durante a comemoração, as enfermeiras Isabella Carvalho, do Departamento de Enfermagem do HC e a fisioterapeuta Luciana Castilho de Figueiredo, do Serviço de Fisioterapia do HC fizeram uma apresentação sobre como é a relação do HC com suas funcionárias gestantes e puérperas. A diretora de enfermagem Giselli Vilella e o coordenador médico Marcelo Brandão fizeram uma apresentação sobre como é a abordagem multidisciplinar na UTI Pediátrica com o cuidado materno e neonatal.
Ainda durante o evento houve o lançamento institucional da Liga de Qualidade e Segurança em Saúde (LIGSS). Gabriel Rippel, estudante de medicina da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp fez a apresentação da LIGSS, que foi assunto de matéria publicada no site do HC. Veja em Liga de Qualidade e Segurança em Saúde é criada com apoio do HC, FCM, FEnf, FCA e FCF.
Houve ainda o lançamento do podcast sobre comunicação na passagem de plantão. O projeto foi apresentado pela fisioterapeuta Ligia dos Santos Roceto Ratti e pela enfermeira Keila Mara. De acordo com Lígia, diariamente são feitas 2.500 comunicações de passagem de plantão por dia no hospital. “A nossa comunicação mudou, e hoje ela está mais na ponta de nossos dedos do que no olhar. É muita informação. Com o podcast, quisemos otimizar o momento da passagem do plantão”, explicou a fisioterapeuta.
Ouça aqui o primeiro podcast da equipe de Comunicação Efetiva.
Premiações e encerramento
O NQSS entregou cinco prêmios de destaque aos colaboradores que atuam na melhoria e construção da cultura de segurança dentro do ambiente hospitalar. Neste ano, o Núcleo de Segurança do Paciente fez uma consulta à comunidade HC para inscrição dos projetos, que foram avaliados por uma comissão multiprofissional. Eles concorreram nos eixos, Estrutura, Processo, Resultado e Inovação, Comprometimento assistencial e Comprometimento administrativo. Os vencedores por eixos foram:
Eixo Estrutura
Assistência de Enfermagem em paciente em posicionamento Prona do Time de Prevenção de Lesão por Pressão. Coordenadores: enfermeira Carolina A. S. Falcioni e enfermeiro Ivan Rogério Antunes.
Eixo Processo
Implantação da ferramenta SBAR para passagem de plantão do Time de Comunicação Efetiva. Coordenadoras: fisioterapeuta Ligia dos Santos Roceto Ratti e enfermeira Keila Mara.
Eixo Resultado e Inovação
Quiz online sobre os cinco momentos de higiene das mãos do Time de Higiene de Mãos. Coordenadoras: enfermeiras Renata Fagnani e Raquel Pedott
Comprometimento assistencial
Houve empate nessa categoria e dois colaboradores receberam o prêmio de destaque: a fisioterapeuta Karina Reis Kappaz Capatti pelo desenvolvimento de vídeo sobre o uso correto do AMBU para prática da ventilação segura e o fisioterapeuta Marcelo Gustavo Pereira pelo desenvolvimento do projeto de Prevenção de broncoaspiração junto ao Escritório de Projetos.
Comprometimento administrativo
O colaborador destaque premiado nessa categoria foi a enfermeira Juliana Furlan Ravagnani, pelo desempenho no secretariado do Time de Prevenção de Infecções Relacionadas à Assistência em Saúde.
O encerramento do Dia Mundial da Segurança do Paciente foi conduzido pela Alessandra Nazareth Caine Pereira Roscani, gestora de risco do NSP do HC Unicamp. Alessnadra enfatizou que o propósito do Dia Mundial da Segurança do Paciente é mobilizar a rede de profissionais, coordenadores de políticas públicas de saúde, pesquisadores e todo o setor de Saúde para defender a saúde do paciente.
“É importante fazermos conexões nessa data. Falar de mãe, é falar da multiplicação da vida, do amor, da emoção”, disse Alessandra, fazendo alusão ao tema desse ano, que é o cuidado materno e neonatal seguro.
Antes do encerramento, a enfermeira Mariana Salhab Dall Aqua Schweller foi homenageada por sua liderança à frente das 150 pessoas que compõem os times que fazem parte do NSP do HC Unicamp. “Mariana é o oxigênio que faz a gente continuar a falar e trabalhar para a segurança de nossos pacientes”, destacou Alessandra.
Fotos: Vitória Rodrigues Inácio (NSP HC) e Júlia Moretzsohn (Imprensa HC)