Comitiva francesa interessada em inovação em saúde visita HC e CIATox

O Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp recebeu na tarde de terça-feira (19) uma comitiva francesa que está desde segunda-feira (18) visitando a Unicamp. Nacer Boubenna, adido para a ciência e a tecnologia na Embaixada da França e Nadège Mézié, adida para a ciência e a tecnologia no Consulado Geral da França (CGF) em São Paulo foram recebidos na Superintendência do HC pelo coordenador de administração do hospital, Rodrigo Bueno de Oliveira.

“Estamos abertos para construir parcerias científicas perenes com benefício concreto ao longo do tempo. Uma possibilidade seria desenvolvermos em colaboração a estruturação de um centro de apoio a pesquisa clínica dentro do HC, para facilitar o trabalho dos pesquisadores e promover colaborações entre nós. Isso seria um avanço enorme. O horizonte de conversar sobre duplo diploma em medicina entre nossa instituição e outras instituições francesas pode ser um assunto de interesse a ser desenvolvido e, também, estabelecer programas de mobilidade de alunos, profissionais e pesquisadores”, destacou Rodrigo durante a reunião.

Nacer Boubenna disse que sua visita à Unicamp está dentro de uma ação que pretende desenvolver colaborações entre a França e o Brasil nas áreas de biologia, saúde e inovação e, também, intercâmbio entre médicos e estudantes dos dois países. “Na França, temos iniciativas para ajudar os hospitais a fazer o intercâmbio de pessoas e a estruturar pesquisas clínicas em hospitais”, disse Nacer.

A comitiva francesa veio acompanhada pelo médico do HC e coordenador do Escritório de Internacionalização da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, Gustavo Pereira Fraga; pela secretária do Escritório de Internacionalização da FCM Clariza Casimiro e pela jornalista responsável pela comunicação do Hub Internacional de Desenvolvimento Sustentável (HIDS) da Unicamp, Patrícia Marluzzo.

Gustavo destacou a participação há 12 anos do Escritório de Internacionalização da FCM na mobilidade estudantil e no intercâmbio de médicos residentes e alunos de pós-graduação com países com quais a Unicamp já mantém convênios de parceria de intercâmbio. Ele revelou, ainda, a importância do HIDS para Universidade que, depois de implantado, aumentará em duas vezes tamanho da Unicamp.

“Um dos objetivos do HIDS é aumentar a colaboração internacional entre universidades, hospitais e países. Não é futuro. É presente. Será uma nova área com possibilidades de parcerias para inovação em saúde”, comentou Gustavo.

CIATox

Após a reunião na Superintendência do hospital, a comitiva francesa visitou o Centro de Informação e Assistência Toxicológica de Campinas (CIATox). Eles foram recebidos pelo coordenador executivo do CIATox, José Luiz Costa, que explicou o funcionamento do Centro, que realiza cerca de 8 mil atendimentos por ano, 80% por telefone e 20% presencial.

“Atendemos casos de intoxicação da região de Campinas e realizamos um serviço em ensino, assistência e pesquisa. Temos, hoje, 15 alunos de mestrado e doutorado. O CIATox também realiza diversas análises toxicológicas, como por exemplo a identificação de novas drogas. Quase que diariamente recebemos casos de acidente com animais peçonhentos – escorpião, aranhas e cobras”, disse José Luiz à comitiva francesa que conheceu todos os espaços e equipamentos do CIATox.

Reitoria

Na segunda-feira (18), a comitiva francesa esteve em reunião com o reitor da Unicamp, Antonio José de Almeida Meirelles e autoridades da Unicamp. O reitor destacou as oportunidades de acordos e parcerias de pesquisa em áreas como energias renováveis e cultural, considerando as comemorações do centenário da Semana de Arte Moderna e o Bicentenário de Independência do Brasil. Leia mais no Instagram do Gabinete do reitor da Unicamp.