HC recebe doação de cobertores e travesseiros

O Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp recebeu a doação de 938 cobertores e 100 travesseiros. As doações, que totalizaram mais de R$ 53 mil, chegaram por iniciativas pessoais de médicos do HC, da Comissão de Residência Médica (Coreme), de docentes e de ex-alunos da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp.

Ao saber da chegada de uma frente fria e de que o principal fornecedor de cobertores do HC não conseguiria entregar, em caráter emergencial, uma compra feita por processo licitatório, a então médica cirurgiã e hoje coordenadora de assistência do hospital, Elaine Cristina de Ataíde, tomou a iniciativa de solicitar a doação de recursos entre seus colegas de trabalho.

“Coloquei a demanda num aplicativo de mensagem e em dois dias obtive ajuda de docentes, colegas de condomínio, ex-alunos da FCM e da Coreme. E ainda sobrou recursos para a compra dos travesseiros”, conta Elaine, que adquiriu os cobertores e travesseiros diretamente dos fabricantes.

“A Coreme tem um fundo de reserva e podemos fazer aquisição de bens, tanto para o auxilio no ensino dos residentes quanto para o auxílio da assistência ao paciente”, explica o pediatra Ricardo Mendes Pereira, coordenador da Coreme, que contribui para a compra dos cobertores.

Toda a tramitação da entrada dessas doações foi feita pela Central de Captação Amigos do HC, que fez a tramitação da entrada e entrega dos cobertores e travesseiros ao Serviço de Hotelaria da Divisão de Serviços Gerais do HC Unicamp.

O HC utiliza, em média, 356 cobertores por dia e os travesseiros são substituídos sob demanda. De acordo com a Divisão de Serviços Gerais do HC, há um planejamento de compra de mais 720 cobertores e mais 540 travesseiros para o ano 2022.

“Embora o enxoval hospitalar seja reutilizável, após passar pela lavanderia, cada peça tem uma vida útil, e precisamos repor a baixa de peças ao longo do ano”, explica Gledson Moreira Kawasaki, coordenador da Divisão de Serviços Gerais do HC.

Seja um amigo do HC. O hospital precisa de doações

Para doar, acesse aqui ou ligue para a Central de Captação do HC no telefone (19) 99834-8160.

Siga a Central de Captação Amigos do HC no Instagram.

Texto e edição: Edimilson Montalti – Assessoria de imprensa do HC Unicamp