Escritório de Projetos forma segunda turma de alunos Lean do HC

Na ultima segunda-feira de janeiro (31), a segunda turma de alunos do Escritório de Projetos do Núcleo de Qualidade e Segurança em Saúde (NQSS) do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp realizaram a apresentação dos projetos de melhoria desenvolvidos durante o curso de capacitação usando a filosofia Lean. O curso teve duração de seis meses e contou com a participação de 33 profissionais para construção de quatro projetos.

Os projetos desenvolvidos visaram resolver problemas, eliminar desperdícios, aumentar e agregar valores e melhorar o cuidado do paciente. Eles foram apresentados pelos líderes dos times, nome designado dentro da metodologia Lean às equipes de trabalho.

Os trabalhos apresentados foram: Reduzir a tempo de permanência do paciente para exames de PET/CT e o tempo de agendamento do exame, pelo time da Medicina Nuclear; Otimização do processo da cadeia de abastecimento de itens OPME (consignados) pertencentes ao armazém 38 – Material sob solicitação médica, pelo time da Divisão de Suprimentos; Reduzir o tempo de espera para quimioterapia de pacientes de caso novo, pelo time SEAMPE e Prevenção de Aspiração Broncopulmonar (ABP), pelo time da Fisioterapia.

Para o superintendente do HC Unicamp, Antonio Gonçalves de Oliveira Filho, a importância de ter colaboradores formados pela filosofia Lean é padronizar os processos de trabalho dentro das diversas áreas que compõem o hospital, melhorando os processos, eliminando desperdícios, facilitando e agilizando as tomadas de decisão. “Vamos continuar investindo na filosofia Lean e, em breve, teremos novas turmas”, revela o superintendente.

Apresentação de projetos

Durante a formação, os alunos tiveram a oportunidade de apresentar suas propostas, e ao longo das aulas eles foram encontrando as oportunidades de melhoria para alcançar os objetivos planejados. Cada líder de time teve 30 minutos para apresentação do relatório A3 explicando o contexto, situação atual, metas, análise de estado futuro, plano de ação e acompanhamento dos projetos. As apresentações foram realizadas de forma virtual e contou com a participação dos membros dos times e convidados.

De acordo com Paulo Ignácio, professor do Centro de Pesquisa em Engenharia de Produção da Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) da Unicamp e um dos orientadores dos projetos, a filosofia Lean, também conhecida como filosofia enxuta, permite aos colaboradores do HC participarem ativamente no mapeamento de processos, contextualização e definição do problema e respectivos objetivos e metas para melhorias.

Posteriormente, são utilizados indicadores e técnicas para analisar as causas do problema, permitindo elaborar, pelos próprios agentes, soluções que permitem ampliar a segurança e atendimento ao paciente, em diferentes linhas de cuidado.

“Tenho a felicidade de contribuir no desenvolvimento de projetos voltados para melhoria operacional das atividades hospitalares. Espero continuar com essa parceria para alinhar o HC Unicamp com sua visão e missão institucional para a área da saúde”, diz Paulo Ignácio.

Os projetos da II turma foram também orientados por Fabrício Ferrreira dos Santos, responsável pelo Escritório de Projetos do HC Unicamp. Os tutores dessa turma foram Rafael Silva Marconato, Thiago Sarbo Langoni, Fernanda Ribeiro Sampaio, Mariana Salhab Dall Aqua Schweller, Célia Regina Barbosa e Luciana Lot.

Primeira turma e tutoria

A primeira turma do Escritório de Projetos se formou no final de julho de 2021. Essa turma teve seis projetos aprovados e a participação de 28 pessoas. Uma das participantes da primeira turma foi Fernanda Ribeiro Sampaio, que trabalha no sistema de compras na Divisão de Suprimentos do HC. De acordo com Fernanda, a experiência foi extremamente enriquecedora, pois ela pode observar a construção das etapas do projeto do time e incorporar os conhecimentos passados com tanto afinco pelo professor Paulo Ignácio da FCA.

“Reconhecendo a importância do trabalho realizado pelo Escritório de Projetos e a fim de contribuir para com as atividades, aceitei o convite para participar como tutora do time da Divisão de Suprimentos da segunda turma. Essa atuação tem sido extremamente gratificante, pois além de aprender os processos que constituem o projeto de forma mais aprofundada, também é possível auxiliar no engajamento e desenvolvimento da equipe da Divisão de Suprimentos e colaborar para a melhoria contínua dos seus processos”, relata Fernanda.

Texto: Edimilson Montalti – Assessoria de imprensa HC Unicamp
Fotografia: Fabrício Ferreira dos Santos