No dia 11 de fevereiro aconteceu no anfiteatro do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp a III Assembleia Multidisciplinar em Terapia Intensiva. O evento científico reuniu docentes, coordenadores e alunos dos programas de residência médica em terapia intensiva e especialização de fisioterapia respiratória em UTI de adultos. Durante a assembleia foram apresentados 20 trabalhos de conclusão de curso. Veja aqui a lista das apresentações.
Os trabalhos foram avaliados pelos especialistas e professores convidados Gabriela Lívio Emídio, responsável técnica da equipe de fisioterapia do Hospital Centro Médico de Campinas e Ricardo Goulart, coordenador nacional da pós-graduação adulto de medicina intensiva da Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB).
O coordenador médico dos cursos da UTI é Antônio Eiras Falcão, professor do Departamento de Cirurgia da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp. As coordenadoras do curso de especialização de fisioterapia respiratória em UTI de adultos são as fisioterapeutas e professoras Melissa Sibinelli, Adria Cristina da Silva e Lilian Delazari.
Já no dia 17 de fevereiro aconteceu o primeiro Encontro Científico da Pós-Graduação em Fisioterapia Hospitalar. O evento aconteceu na sala de videoconferência do HC e reuniu professores e alunos para a apresentação dos trabalhos de conclusão dos cursos. A primeira turma deste curso foi avaliada por convidados internos e externos ao programa. Durante o encontro foram apresentados sete trabalhos científicos. Veja aqui a lista das apresentações.
A coordenação médica do curso de Especialização em Fisioterapia hospitalar é do médico e pró-reitor de graduação da Unicamp, Ivan Felizardo Contrera Toro, que também é professor do Departamento de Cirurgia da FCM da Unicamp. Os responsáveis pela coordenação da fisioterapia são os professores Marcelo Gustavo Pereira, Fernanda Diorio Masi Galhardo e Thayssa de Moraes Oliveira.
De acordo com Luciana Castilho de Figueiredo, coordenadora do serviço de fisioterapia e terapia ocupacional (SFTO) do HC Unicamp, os eventos realizados podem ser considerados como um registro real do engajamento multiprofissional ocorrido em 2021, mesmo em tempos difíceis para a assistência em saúde.
“A preocupação com o ensino, pesquisa e a extensão à comunidade, pautada em técnicas e procedimentos recomendados pela ciência, permeiam as ações de assistência das equipes que se relacionam no cuidado dos pacientes do nosso HC. Esses eventos foram para o SFTO do HC uma oportunidade de atualização e demonstração da importância dos cursos no dia a dia das nossas atividades assistenciais”, ressalta Luciana.
Para o superintendente do HC Unicamp, Antonio Gonçalves de Oliveira Filho, esses eventos dão a dimensão do trabalho realizado pelo serviço de fisioterapia e terapia ocupacional do HC Unicamp.
“O serviço de fisioterapia e terapia ocupacional do HC, com essas ações, promove cada vez mais a melhoria da assistência, possibilitando um melhor ensino e pesquisa que são também a razão de ser do hospital”, revela Antonio.
Especialização e pós-graduação
Anualmente, são oferecidas 30 vagas no curso de pós-graduação de fisioterapia respiratória em UTI de Adultos e 25 vagas no curso de pós-graduação de fisioterapia hospitalar. As inscrições acontecem de novembro a janeiro e o processo seletivo em janeiro e fevereiro do ano seguinte. Os interessados devem ficar atentos nas informações divulgadas na página da pós-graduação da FCM.
Texto: Edimilson Montalti – Assessoria de imprensa HC Unicamp
Fotografia: Divulgação SFTO HC Unicamp