HC encerra seu Planejamento Estratégico e define 12 projetos para os próximos anos

Após três meses de trabalho, o Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp concluiu seu Planejamento Estratégico (Planes) para os próximos quatro anos e definiu 12 projetos que serão desenvolvidos durante o quadriênio 2022-2026. O encerramento das reuniões, que envolveu mais de 60 participantes não só do HC, aconteceu no final de outubro de 2021. O relatório final do Planes 2022-2026 do HC Unicamp foi apresentado e aprovado na reunião do Conselho Superior do HC, realizada no dia 21 de fevereiro, de forma virtual.

Os 12 projetos que serão executados no decorrer dos próximos quatro anos são: Plano terapêutico; Gestão de pesquisas; Gestão de recursos; Satisfação dos clientes e fornecedores; Escritório de projetos; Implantação do AGHUse; Política de comunicação institucional; Núcleo de desenvolvimento multidisciplinar; Absenteísmo e horas extras; Unificação de atividades; Produtividade cirúrgica e Núcleo interno de regulação.

Veja aqui o Planes 2022-2026 do HC Unicamp.

“Esses projetos tratam dos sonhos das pessoas que ajudaram a construir esse Planejamento Estratégico”, comenta Fabrício Ferreira dos Santos, responsável pelo Escritório de Projetos do HC que irá acompanhar o desenvolvimento dos projetos. A primeira reunião com os times – expressão usando dentro da metodologia Lean – já está marcada para o dia 10 de março de 2022.

Paulo Ignácio, professor do Centro de Pesquisa em Engenharia de Produção da Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) da Unicamp será um dos orientadores do Escritório de Projetos do HC. “Tudo o que foi apontado por vocês precisa ser concretizado e validado. Agora, vamos sair do estratégico para o operacional. O trabalho está apenas começando”, diz.

De acordo com a enfermeira e coordenadora do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente (NQSS), Nilcilene Pinheiro, o planejamento e a construção do Planes 2022-2026 HC Unicamp foi um dos maiores desafios superados em 2021. Ainda de acordo com Nilcilene, é fundamental o entendimento e comprometimento com os objetivos definidos por parte dos colaboradores em todos os níveis, desde a alta direção até os times operacionais e de apoio para que se conclua com sucesso os projetos estabelecidos.

“O material aprovado provém da integração de um conjunto de saberes que precisam ser disseminados para todas as equipes do HC Unicamp. O Planejamento Estratégico vai permitir o alinhamento de todas as áreas e a concentração de esforços em busca do cumprimento da missão do hospital”, diz a enfermeira em nome de toda a equipe que atuou no desenvolvimento do Planes 2022-2026.

Para o superintendente do HC, Antonio Gonçalves de Oliveira Filho, o Planejamento estratégico 2022-2026 do HC foi pensado, discutido e construído por pessoas altamente engajadas e dedicadas a conduzir o hospital nos caminhos da excelência e sustentabilidade, cumprindo seu importante papel social, acadêmico e científico.

“Acompanhar a participação intensa e comprometida dos inúmeros participantes dos encontros, discutindo a fundo os problemas e oportunidades de melhoria, propondo soluções, elaborando projetos e pensando o futuro foi motivo de muita satisfação e alegria. Quero agradecer a todos que estiveram conosco durante esses meses trabalhando, arduamente, para que conseguíssemos concluir o Planes do HC. Sem dúvida, sem a colaboração de todos vocês, isso não teria sido possível”, disse Antonio durante o último dia do Planes.

Planes HC 2022-2026 foi construído de forma coletiva por muitos colaboradores do hospital e convidados de outras áreas, institutos e faculdades da Unicamp. Foto: Edimilson Montalti – HC Unicamp

A realização do Planes 2021-2026 do HC Unicamp contou com a parceria da Coordenadoria Geral da Universidade (CGU), da Faculdade de Ciências Médicas (FCM), da Faculdade de Enfermagem (FEnf), da Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA), Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) e do Lean Institute Brasil. A coordenação ficou a cargo do NQSS e da Superintendência do HC Unicamp.