Abril pela Segurança do Paciente é celebrado no HC com palestra e lançamento de guia prático

Dia 1 de abril é o Dia Nacional da Segurança do Paciente. Em 2022, a campanha “Abril pela Segurança do Paciente” trouxe como tema “O autocuidado para a Segurança do Paciente com o uso seguro de medicamentos”. Para celebrar essa data, o Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp preparou uma programação especial que aconteceu durante o mês de abril.

De 7 a 21 de abril, NSP divulgou vídeos e materiais educativos sobre a segurança do paciente por meio de sua página no Instagram e de comunicados internos, e no dia 26 de abril, realizou uma palestra sobre psicologia da mudança com a psicóloga Elenara Ribas, além de duas capacitações sobre de risco e segurança do paciente.

“O HC da Unicamp tem o Núcleo de Segurança do Paciente desde 2013. Hoje, o NSP conta com 10 times de segurança com mais de 130 profissionais ativos. Durante os eventos desse mês, tivemos a participação de 125 profissionais”, explica a enfermeira Mariana Salhab D. Schweller, responsável pelo NSP do HC Unicamp.

Após a palestra e as capacitações, os participantes avaliaram de forma anônima as atividades. As avaliações superam em 80% a somatória entre bom e excelente nos quesitos plataforma, didática, interlocutor, metodologia, tempo e material utilizado.

“Parabéns pela escolha do tema e apresentação”, “Aula extraordinária… seguirei para vida esse aprendizado”, “Curso muito produtivo, pretendo participar de outros”, “Bem dinâmica a aula, adorei o quiz no final”, foram algumas das avaliações recebidas pelo NSP.

Para fechar a comemoração de abril, o NSP lançou o seu Guia Prático das Notificações de Segurança. O objetivo do guia é divulgar informações, apoiar e auxiliar os profissionais sobre as notificações, análise e desenho dos planos de ação que impeçam a ocorrência ou recorrência de eventos adversos e incidentes evitáveis.

Programa Nacional de Segurança do Paciente

O Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP) foi criado em 2013 para ajudar na qualificação do cuidado em saúde nos estabelecimentos de saúde brasileiros. Para conscientizar profissionais de saúde, gestores, órgãos governamentais, pacientes e a sociedade como um todo sobre a importância da adoção de práticas de segurança dentro dos serviços de saúde, escolheu-se o mês de abril para comemoração do Dia Nacional da Segurança do Paciente.

Texto: Edimilson Montalti – Assessoria de imprensa do HC Unicamp
Fotografia: Suelma Sarchi Costa – HC Unicamp