Elaine Cristina de Ataide é eleita a nova superintendente para o quadriênio 2022-2026

A professora e cirurgiã Elaine Cristina de Ataide será a primeira mulher escolhida para comandar a superintendência do Hospital de Clínicas da Unicamp, desde a sua inauguração há 37 anos. A professora Elaine é coordenadora de Assistência desde setembro de 2021 e recebeu 863 votos durante dois dias de consulta junto à comunidade do HC e da FCM. A posse do 15° superintendente do HC para o quadriênio 2022-2026 acontece no dia 30 de junho, às 9h30, no auditório 5 da FCM.

A presidência da comissão eleitoral foi do professor Plínio Trabasso. A consulta ocorreu nos dias 3 e 4 de maio através de votação por e-mail. Na próxima semana, o Conselho Superior do HC ratifica o resultado e encaminha o documento para aprovação do reitor. Participaram da escolha da nova superintendência docentes, médicos residentes, alunos de graduação em medicina, farmácia, fonoaudiologia, dos cursos de pós-graduação, de aprimoramento e funcionários do HC.

“Aceitei o convite para integrar a superintendência há seis meses sabendo dos desafios pela frente causados pelos impactos da pandemia, porém, não deixei de acreditar que a união de esforços e celeridade nos credenciaria para um novo mandato. Tenho plena consciência pelo voto de confiança que recebi da comunidade e meu compromisso é continuar defendendo o HC, por seu potencial e por suas realizações, como um patrimônio da Unicamp e do povo paulista”, agradeceu Elaine.

Atualmente, Elaine Cristina de Ataide é professora da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Universidade Estadual de Campinas, Coordenadora adjunta do Gastrocentro, Vice Diretora Clinica do Hospital de Clínicas da Unicamp e coordenadora Clínica da Equipe de Transplante Hepático do Hospital de Clínicas. Formada pela Unicamp, fez residência no Departamento de Cirurgia Geral, Cirurgia do Aparelho Digestivo e Residencia de transplante hepático pela FCM.

Outra docente que assumiu interinamente a superintendência foi a professora Teresinha Tressoldi (pediatra), durante o período de abril de 2002 a dezembro do mesmo ano.

Caius Lucilius – Assessoria de Imprensa HC