Joseli Silva de 43 anos, moradora da cidade de Morumgaba, SP, é paciente da área de oncologia do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp. Ela ganhou um procedimento de reconstrução de sobrancelhas doado pela esteticista e micropigmentadora Karina Rodrigues Franz, que desde 2018 faz parte de um projeto voluntário internacional chamado Pague com um Sorriso (Pay with Smile), fundado pela Phiacademy, da Sérvia.
“A sobrancelha é um detalhe que mexe muito com a autoestima da mulher. Muitas chegam aqui tímidas, tristes e cabisbaixas e depois do procedimento, quando elas se olham no espelho, o impacto é muito grande. É algo transformador”, relata Karina, que é proprietária da Kest Estética e Sobrancelhas.
Em contato com a Central de Captação Amigos do HC, Karina doou 15 procedimentos de micropigmentação de sobrancelhas durante um ano para as pacientes atendidas no ambulatório de oncologia do HC. Este projeto é dedicado à reconstrução das sobrancelhas de pacientes oncológicos e pacientes que sofreram queimaduras no rosto ou que sofrem de alopecia.
A triagem das pacientes é feita pelas assistentes sociais da oncologia do HC, Gina Colombo Feijó de Sousa e Rosana Oliveira Curti Fontana. Para a realização da reconstrução das sobrancelhas fio a fio, chamada de microblading, a paciente deve ter uma autorização médica.
A esteticista usa a simetria e harmonização facial para desenhar na camada superficial da pele os fios que imitam a sobrancelha. O procedimento durante em torno de uma hora. Entre 18 e 24 meses o próprio organismo absorve e elimina o pigmento. “É um trabalho artesanal e artístico. Com o fim do tratamento clínico, o pelo nasce no local do desenho. Fica bem natural”, comenta Karina.
História inspiradora
Joseli descobriu o tumor no encéfalo em dezembro de 2020. Ela estava colhendo mangas no quintal da fazenda onde mora e sentiu uma forte dor de cabeça que a fez perder os sentidos. No primeiro atendimento de urgência no Pronto Socorro da cidade natal, o diagnóstico foi enxaqueca, porém, mesmo fazendo o uso da medicação receitada, ela continuou com as fortes dores de cabeça.
No retorno com o médico, foi pedido uma tomografia e, então, diagnosticou-se o tumor. Ela passou pela cirurgia de retirado do tumor em maio de 2021 e deu início ao tratamento de quimioterapia intravenosa e oral. Em junho de 2022, ao realizar os exames preventivos, foi diagnosticado metástase no pulmão e fígado. Desde então, Joseli está em tratamento no HC Unicamp.
“Durante o atendimento ela estava bastante ansiosa com o procedimento em si. A pele dela estava muito sensível, então precisei ter bastante cautela para não machucá-la. Ao se ver no espelho, ela ficou muito emocionada”, revelou Karina.
Seja um amigo do HC. O hospital precisa de doações
Para doar, acesse aqui ou ligue para a Central de Captação do HC no telefone (19) 99834-8160.
Siga a Central de Captação Amigos do HC no Instagram.
Texto e edição: Edimilson Montalti – Assessoria de imprensa do HC Unicamp
Fotografia: Karina Franz