No dia 17 de agosto, o Projeto Tio Fininho esteve no Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp para entregar 17 perucas feitas pela ONG Fios de Alegria. As perucas foram entregues para as assistentes sociais do serviço de Oncologia do HC da Unicamp. Elas fazem a triagem das pacientes que receberão as perucas. Na semana anterior, durante o bingo do Dia dos Pais, Tio Fininho retirou mais 104 mechas que foram entregues na área de Relações Públicas e Imprensa do HC nos últimos dois meses e que serão transformadas em perucas.
“Muitas pacientes, ao saberem que irão perder o cabelo devido à quimioterapia, ficam muito sensibilizadas e as perucas ajudam na autoestima dessas pacientes durante o tratamento”, explica Gina Colombo Feijó de Sousa, assistente social da área de Oncologia do HC da Unicamp.
Desde outubro de 2021, o HC Unicamp passou a ser uma central permanente de captação de cabelos do Projeto Tio Fininho, que em parceria com a ONG Fio de Alegria confecciona perucas para pacientes diagnosticadas com câncer ou outros tipos de doenças que causam a queda dos cabelos.
“A gente leva o amor, mas quem doa é o povo, que tira um pedaço de si para doar ao próximo”, diz Fininho.
Para doar as mechas que serão utilizadas na confecção das perucas é bem simples: o cabelo tem que estar limpo e seco, com um mínimo de 20 centímetros de comprimento e preso em um elástico. A entrega é feita na área de Relações Públicas e Imprensa do HC da Unicamp, localizada no 3º andar do hospital, e deve ser agendada pelo telefone (19) 3521-8002 ou pelo email relpub@hc.unicamp.br.
“Temos recebido, em média, mais de 50 mechas de cabelo por mês. O projeto Tio Fininho e a ONG Fio da Alegria formam uma importante parceria que veio ajudar as pacientes de nosso hospital”, ressalta Trícia Thomé, relações públicas do HC Unicamp.
Leia também: Serviço Social da Oncologia realiza bingo do Dia dos Pais entre pacientes em quimioterapia
Texto: Edimilson Montalti – Assessoria de imprensa HC Unicamp
Fotografia: Trícia Thomé – Relações Públicas HC Unicamp