Medicina perde o professor Flávio Cesar de Sá

A Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp decretou luto oficial de três dias pela morte, nessa quinta-feira (25), do professor da Disciplina de Ética e Bioética do Departamento de Saúde Coletiva, Flávio Cesar de Sá. O corpo de Flávio César de Sá será velado no memorial Bom Pastor, no cemitério dos Amarai, na sexta-feira (26), das 9 às 12 horas.

Flávio de Sá era admirado na FCM, no Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp e no Hospital Estadual de Sumaré (HES) pela sua contribuição na construção do eixo de ética do currículo médico, Flávio de Sá liderava, na atualidade, o grupo da reforma de Ética e Profissionalismo, que visa proporcionar uma formação médica arrojada e inovadora aos estudantes da Unicamp, a partir da incorporação de áreas disciplinares como Gestão em Saúde, Segurança do Paciente e Ética e Profissionalismo. No HES, Flávio foi gerente do serviços médicos e coordenador de administração por 13 anos.

Entretanto, a atuação do Flávio como agente formador e transformador de jovens estudantes vai muito além da Faculdade de Ciências Médicas. Flávio foi o responsável pela criação da disciplina de Ética do Programa de Formação Interdisciplinar Superior (ProFIS). Por sua ação destacada durante mais de dez anos junto ao ProFIS, Flávio foi conduzido ao cargo de Coordenador Geral do Programa.

Em texto publicado no site da FCM, o professor do Departamento de Clínica Médica e amigo Lício Velloso escreveu uma mensagem de agradecimento intitulada Flávio César de Sá – Levando a Ética para muito além dos muros da FCM, transcrita abaixo na íntegra:

Durante a recente homenagem e lançamento do Manual do Estudante do Curso de Medicina, de sua autoria, muito se destacou a participação idealizadora e inspiradora do Professor Flávio César de Sá na criação do eixo vertical de Ética que revolucionou a forma como levamos este tema fundamental para nossos alunos de graduação.

O ProFIS foi criado com o objetivo de possibilitar uma formação geral, de caráter multidisciplinar, capaz de proporcionar uma base ampla nas principais áreas do conhecimento. O caráter multidisciplinar do Programa e a convivência acadêmica contribuem para a formação de cidadãos com visão crítica e engajados em ações que se destinem à construção de uma sociedade mais democrática e justa. O Programa busca inserir o aluno em atividades de cultura geral, focadas nas questões sociais, humanas e éticas.

A descrição dos objetivos gerais do Programa deixa claro o foco na formação não apenas técnica, mas também humanística. Mais do que informar, o ProFIS tem por objetivo formar pessoas. Nesse contexto, Flávio integrou a equipe original de docentes do Programa, organizando e conduzindo a disciplina de Ética ao longo de praticamente toda a existência do ProFIS. O reconhecimento pelos alunos foi sempre inconteste e se materializou na forma de uma homenagem no ano de 2018. O reconhecimento pela Universidade também existiu ao longo de toda a trajetória para atingir seu ápice com o convite para Coordenação Geral do Programa em 2021.

Assim como na Faculdade de Ciências Médicas, onde Flávio construiu um legado que resultou na modificação do modelo de formação visando uma prática profissional solidamente fundamentada na relação ética com pacientes, colegas e instituições, também no ProFIS, Flavio atuou desde a sua criação, fortalecendo o papel da ética na formação de jovens que dão início a uma longa trajetória que pode levá-los a qualquer área profissional.

A atuação do Flávio no ensino de Ética tem inspirado não apenas alunos, mas outros colegas da instituição, que se juntaram a ele nesta nobre tarefa, encerra o texto Lício Velloso.

Outras mensagens de agradecimento estão sendo publicadas no site da FCM, dentre elas a mensagem de Roberta Antoneli, enfermeira da área de Cuidados Paliativos do HC da Unicamp e que teve Flávio de Sá como seu orientador de doutorado.

“Prezado professor e amigo, parabéns pela homenagem, por toda dedicação, incentivo e pelo grande mestre que você se tornou. Só tenho a agradecer a você pela valiosa contribuição na minha vida profissional”, escreveu Roberta.

Texto: Camila Delmondes – FCM Unicamp
Edição: Edimilson Montalti – Assessoria de imprensa HC Unicamp