HC premia trabalhos em comemoração ao Dia Mundial da Segurança do Paciente

Os times de Segurança do Paciente do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp têm desenvolvido ao longo do último ano ações que fortalecem e ampliam a cultura de segurança no hospital. No dia 6 de outubro, em comemoração ao Dia Mundial da Segurança do Paciente, o Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) premiou os times e colaboradores que se destacaram nos eixos Estrutura, Processo, Gestão de Risco e Inovação.

De acordo com Nilcilene Pinheiro, coordenadora do Núcleo de Qualidade e Segurança em Saúde (NQSS) do HC da Unicamp, os projetos foram avaliados por uma comissão multiprofissional e os ganhadores foram aqueles que obtiveram a maior média das notas atribuídas.

No eixo Estrutura, o projeto ganhador foi Implantação do Check list de Hemotransfusão – UTI Adulto, do time de Hemovigilância. No eixo Processo, o projeto ganhador foi Dia D para Prevenção da Broncoaspiração e Pneumonia Associada a Ventilação Mecânica na UTI pediátrica do HC Unicamp, do time de Prevenção de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde.

No eixo Gestão de Risco, o projeto ganhador foi Elaboração dos indicadores, placas visuais de gestão a vista e poka yoke à beira leito, do time de Prevenção de Aspiração Broncopulmonar. No eixo Inovação, o projeto ganhador foi Ação educativa interativa sobre os 09 certos da medicação, do time de Medicação Segura.

O coordenador de assistência do HC, José Barreto, deu os parabéns aos vencedores e destacou o apoio da Coordenadoria de Assistência (COAS) e da Superintendência para que “as ideias não fiquem no papel e se tornem parte do planejamento do hospital para a melhoria dos serviços oferecidos aos pacientes”.

Jorge Curi, médico referência do NSP, destacou as experiências do HC no contexto da Universidade e disse que o “hospital já tem um avanço na segurança do paciente, mas o desafio é saber o que podemos fazer a mais e ir além no contexto da segurança do paciente”.

A enfermeira e supervisora da seção Segurança do NQSS, Ana Carolina Braz Moitinho, disse que os profissionais do HC sempre se envolveram nas comemorações e na divulgação das boas práticas de segurança do paciente. “A gente sempre pensa em primeiro lugar no paciente. Ficamos surpresos com os trabalhos inscritos e com os vencedores. Temos muita coisa ainda para apresentar no hospital, na Unicamp e fora da Universidade sobre segurança do paciente”, conclui Ana Carolina.

Dia Mundial da Segurança do Paciente

A Organização Mundial da Saúde (OMS) escolheu segurança da medicação como tema do Dia Mundial de Segurança do Paciente 2022, celebrado anualmente no mês de setembro. O objetivo da data é aumentar a conscientização e o envolvimento do público, aumentar a compreensão global e trabalhar em prol da sociedade para aumentar a segurança do paciente e reduzir os danos.

De acordo com a OMS, práticas inseguras e erros de medicação estão entre as principais causas de danos evitáveis nos cuidados de saúde, podendo levar inclusive à morte. Considerando que a pandemia de covid-19 ampliou o risco de erros e danos associados a medicamentos.

“Todas as pessoas, em algum momento da vida, se deparam com a necessidade de tomar medicamentos para prevenir ou tratar doenças. Porém, esses mesmos medicamentos que salvam vidas, podem causar sérios danos se forem prescritos, dispensados, administrados ou armazenados de maneira incorreta”, alerta a OMS.

Texto e fotografia: Edimilson Montalti – Assessoria de imprensa – HC Unicamp