Nos dias 10 e 17 de outubro aconteceram as apresentações de 10 projetos do Planejamento Estratégico do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp. As estratégias de execução dos projetos foram concluídas em fevereiro de 2022 e durante sete meses os grupos trabalharam sob liderança do Escritório de Projetos do Núcleo de Qualidade e Segurança em Saúde (NQSS) e monitoria do professor Paulo Ignácio, da Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) da Unicamp. Foram mais de 71 encontros e centenas de horas de reuniões e trabalho de campo, conhecido como gemba pela metodologia Lean. As apresentações aconteceram no anfiteatro do HC e foram acompanhados pelos integrantes dos grupos e alta gestão do hospital.
Os projetos apresentados foram:
Plano terapêutico
Gestão de pesquisas
Gestão de recursos e Unificação de atividades (unificados)
Satisfação dos clientes e fornecedores
Escritório de Projetos
Implantação do AGHUse
Política de Comunicação Institucional
Núcleo de Desenvolvimento Multidisciplinar
Absenteísmo e horas extras
Núcleo Interno de Regulação
A enfermeira Nilcilene Pinheiro, coordenadora do NQSS, fez uma contextualização do histórico do Planejamento Estratégico 2022-2026 e da metodologia usada para a construção dos projetos. Todos os projetos seguiram uma mesma metodologia para garantir a integração e o desdobramento dos projetos. “Usamos o relatório A3 que contempla o contexto atual, o mapa de fluxo de valores, a ferramenta Ishikawa para análise dos problemas, o plano futuro de ação e indicadores para monitoramento. Tudo foi feito por muitas mãos”, explicou.
A superintendente do HC da Unicamp, Elaine Cristina de Ataíde, parabenizou a todos e destacou que alguns projetos serão o carro-chefe da gestão, entre eles o Plano terapêutico, o Núcleo Interno de Regulação e Gestão de recursos. Os demais seguem o cronograma estabelecido pelos grupos para o plano de ação de cada projeto. Todos os projetos têm o prazo até final de 2026 para serem implantados.
“Pode ser que daqui a seis meses ou um ano, alguns projetos tenham avançado mais que os outros. Vamos acompanhar os indicadores e monitorar as metas definidas. Queremos atingir um grau autossustentável que é a meta do Planes. Acreditamos na convicção de todos e no surgimento de novas ideias que poderão ser integradas ou desdobradas em futuros projetos”, comentou Elaine.
Após acompanhar os dois dias de evento, o professor Paulo Ignácio, da FCA, se disse “maravilhosamente espantado com as apresentações”. Em sua fala final, no dia 17 de outubro, ele apontou que há um planejamento claro, uma organização metodológica, um processo de monitoramento e um olhar de futuro em todos os projetos que compõem o Planes 2022-2026 do HC da Unicamp.
Integrantes do Planes acompanharam as presentações. A superintendente do HC, Elaine de Ataíde e o professor da FCA, Paulo Ignácio, fizeram a abertura e fechamento do evento. Foto: Edimilson Montalti
“Nem todos os projetos vão chegar iguaizinhos no final”, alertou, “mas esse grupo de mais de 100 pessoas aceitou o desafio de ousar e propor melhorias para o hospital. Acreditem, vai dar certo, será um sucesso”, disse satisfeito Paulo Ignácio.
Leia também:
HC encerra seu Planejamento Estratégico e define 12 projetos para os próximos anos
HC Unicamp inicia seu Planejamento Estratégico para os próximos quatro anos
Texto e fotografia: Edimilson Montalti – Imprensa HC Unicamp