Cinzas do médico Flávio César de Sá são depositadas nos jardins da FCM

Em 18 de outubro de 2017, no Dia do Médico e Dia Mundial da Bioética, era plantada nos jardins da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, uma muda de plátano. Passados exatos cinco anos, as cinzas do médico e professor Flávio Cesar de Sá foram depositadas junto a árvore que ele trouxe de sua viagem à ilha de Cós, na Grécia, onde Hipócrates ensinava medicina. Esse foi um de seus desejos após seu falecimento, ocorrido em 25 de agosto desse ano.

Para lembrar do amigo e professor da Disciplina de Ética e Bioética do Departamento de Saúde Coletiva, a Associação de Ex-alunos e Amigos (Alumni) da FCM organizou um culto ecumênico no auditório da faculdade no dia 18 de outubro de 2022. A cerimônia que reuniu egressos, alunos, docentes e funcionários da FCM e médicos do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp. Jorge Curi, presidente da Alumni e médico do HC fez a abertura da solenidade.

“Todos nós estamos muito emocionados. Gostaria de agradecer especialmente à Márcia, esposa do Flávio, por ter nos permitido fazer essa homenagem. Devemos lembrar do médico e professor que ele foi e em toda sua trajetória. Além de cuidar das pessoas, Flavinho soube ensinar. Apesar de todas tecnologias e inovações positivas que temos hoje, nós não podemos perder a essência, que é a relação médico-paciente”, disse Curi.

O neurocirurgião do HC da Unicamp, Venâncio Pereira Dantas Filho, apresentou a história de quando viajou com Flávio e outros colegas à ilha de Cós, na Grécia, em 2016. Na ocasião, receberam da Fundação Hipocrática Internacional uma muda da terceira geração do plátano hipocrático original embaixo do qual, contam, Hipócrates ensina medicina.

“Todos aqui estão reunidos em nome do Flávio. A gente com certeza divide o amor que sentia por ele. Hoje, num dia muito bonito e significativo de primavera, vamos plantar o nosso amigo. A folha dele caiu e vai fazer parte da árvore do plátano. Que outras gerações venham e recebam a força que o Flávio carrega por meio do seu legado”, discursou Venâncio, comovido.

Ao final de seu discurso, Venâncio leu as palavras de Rubem Alves, escritor e professor emérito da Unicamp: “Antes que qualquer árvore seja plantada é preciso que as árvores tenham nascido dentro da alma. Quem não tem jardim por dentro, não planta jardins por fora e nem passeia por eles”.

A cerimônia teve ainda apresentação musical de sexteto formado por alunos e egressos da Unicamp, que reúne Paulo Dalgalarrondo, Fábio Husemann Menezes, Tristan Guillermo Torriani, Klaus Weiss, Roberto Teixeira Mendes e Juliano Reis. Eles apresentaram números clássicos e populares, como “Let it be”, dos Beatles, uma das músicas preferidas de Flávio de Sá.

Árvore de Hipócrates

Foi na ilha de Cós, na Grécia, que Hipócrates ensinava medicina em baixo de um plátano, árvore que atinge até 30 metros de altura e uma vez por ano perde todas as folhas. Em viagem de turismo à Grécia em 2016, os médicos Flávio Cesar de Sá, José Venâncio, Marco Peres e o padre Norberto, capelão do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp, visitaram a ilha de Cós e foram recebidos pelo presidente da Fundação Hipocrática Internacional, que doou à FCM uma muda certificada da terceira geração do plátano hipocrático original.

“Há apenas 43 mudas plantadas em todo mundo. Somos a terceira escola médica a receber esse plátano no Brasil. Plantá-lo num dia tão especial como o Dia do Médico tem um significado especial”, revelou Flávio, em 2017, emocionado ao contar a saga para trazer a muda da árvore ao Brasil.

Matéria originalmente publica no site da FCM.