O movimento Outubro Rosa foi criado no início da década de 1990 para compartilhar informações e promover a conscientização precoce sobre o câncer de mama e reduzir a incidência e da mortalidade pela doença. O Instituto Nacional do Câncer (INCA) estimou 66.280 casos novos de câncer de mama em 2021 no Brasil, com um risco de 61,61 novos casos a cada 100 mil mulheres.
Algumas iniciativas para lembrar a data e a campanha aconteceram no mês de outubro no Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp. A equipe de profissionais do Ambulatório de Clínica Médica Especializada do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp preparou um arco iluminado para a campanha Outubro Rosa. Com balões e corações na cor rosa e uma cascata de luzes logo na entrada, o painel viralizou nas redes sociais e chama a atenção de pacientes, acompanhantes e visitantes.
O Ambulatório de Clínica Médica Especializada engloba as áreas de Pneumologia, Reumatologia, Anestesia e Dermatologia. Após a consulta, cada paciente recebe um brinco com dicas sobre o autoexame de mama, um biscoito e um folheto informativo.
Todos os docentes, médicos-residentes, equipe de enfermagem e funcionários do Ambulatório de Clínica Médica Especializada contribuíram para a decoração e para a compra do material de campanha. O Hospital da Mulher Prof. Dr. José Aristodemo Pinotti (Caism) doou as camisetas da campanha Outubro Rosa para a equipe do HC da Unicamp.
“Esse é o primeiro ano que fazemos essa ação aqui no HC. Quanto mais informação, melhor”, disse a enfermeira Tereza Cristina Faustino dos Reis.
Outro painel localizado no terceiro andar feito pela Cirurgia do Trauma também chama atenção de quem passa pelo terceiro andar do HC da Unicamp para o Outubro Rosa. Desde julho a enfermeira da Cirurgia do Trauma, Adriane Alves Martins, começou a pensar em como chamar a atenção de homens e mulheres que circulam pelo HC da Unicamp para a campanha do Outubro Rosa.
Com a ajuda de outras colegas da área da cirurgia do trauma, da dermatologia e da área de Relações Públicas que permitiu a instalação do painel na esquina do corredor do terceiro andar de acesso do Ambulatório de Clínica Médica Especializada, Adriane soltou a criatividade e fez à mão os desenhos e elementos que mostram uma moça de saia rosa alertando para a prevenção do câncer de mama.
Ações estão espalhadas pelos andares do HC da Unicamp e na Divisão de Nutrição e Dietética do hospital. Fotos: Edimilson Montalti e Heidi Carvalho
“A ideia era atingir o maior número possível de pessoas para a importância do exame precoce para a detecção do câncer de mama. Estou entrando numa idade crítica e tenho amigas que tiveram ou estão tratando o câncer de mama. Detectado no início, o câncer de mama tem praticamente 100% de chance de cura”, ressalta Adriane.
No dia 26 de outubro, os funcionários da superintendência do HC da Unicamp vestiram a camisa da campanha. As diferentes tonalidades de rosa ressaltaram a importância da prevenção do câncer de mama. A mesma coisa foi feita pelos funcionários da pediatria do hospital, da Divisão de Nutrição e Dietética e da Oncologia que agregaram o rosa ao seu uniforme de trabalho e se engajaram na campanha.
Principais sinais e sintomas do câncer de mama
Os principais sinais e sintomas suspeitos de câncer de mama são: caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja, alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas).
Fatores de risco
Não há uma causa única para o câncer de mama. Diversos fatores estão relacionados ao desenvolvimento da doença entre as mulheres, como: envelhecimento, determinantes relacionados à vida reprodutiva da mulher, histórico familiar de câncer de mama, consumo de álcool, excesso de peso, atividade física insuficiente e exposição à radiação ionizante.
Texto: Edimilson Montalti – Assessoria de imprensa HC Unicamp
Fotografia: Edimilson Montalti, Julia Erler e Heidi Carvalho – HC Unicamp