Podcast Ressonância aborda causas, tratamento e estigma da psoríase


A psoríase é uma doença autoinflamatória da pele, não contagiosa e cíclica. Os sintomas desaparecem e reaparecem periodicamente.  Está relacionada a uma predisposição genética que, junto com fatores ambientais ou de comportamento causa o aparecimento de lesões róseas ou avermelhadas na pele, couro cabeludo, palmas das mãos e planta dos pés, unhas e articulações. De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), a psoríase atinge, aproximadamente, cinco milhões de pessoas no Brasil.

O podcast Ressonância conversou com a dermatologista Renata Ferreira Magalhães, chefe do serviço de dermatologia do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp e professora da área de dermatologia do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp sobre as causas, estigmas e tratamentos da psoríase.

Renata Ferreira Magalhães

“Muitos pacientes que têm psoríase e suas famílias enfrentam estigmas e preconceitos. A psoríase não é contagiosa, acomete todas as idades e não leva nenhum risco para quem convive com alguém acometido por essa doença crônica. Os tratamentos tópicos conseguem controlar até 80% dos casos de psoríase. Para outros casos, podemos usar a fototerapia ou medicamentos específicos”, explica Renata nessa edição do podcast.

Ressonância é um podcast em parceria do HC da Unicamp com a SEC Rádio e TV Unicamp. O podcast aborda assuntos de saúde de interesse geral da população, campanhas e entrevistas com especialistas do hospital. A edição desse mês está disponível no YouTube e plataformas de streaming como Spotify, Deezer e outros. Ouça também as demais entrevistas na playlist do HC da Unicamp.


Pesquisa

Pesquisadores da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp buscam voluntários para participarem de uma pesquisa no Hospital de Clínicas com o objetivo de avaliar os riscos cardiovasculares nos portadores de psoríase.

Requisitos: pessoas já diagnosticadas com psoríase, com idade entre 18 e 60 anos. Todas as avaliações serão agendadas e realizadas de acordo com a disponibilidade do voluntário.

Os interessados em participar do estudo devem enviar um e-mail aos cuidados do pesquisador Tiago Costa, no endereço voluntariopsoriase@gmail.com


Texto: Edimilson Montalti – Assessoria de imprensa HC Unicamp
Fotografia: HC Unicamp