Cálculo renal é o termo médico para a famosa pedra nos rins. Estima-se que 15% da população possa ser acometida pelo cálculo renal e que cerca de 1,5 milhões de brasileiros apresentem algum tipo de disfunção renal. Para tirar dúvidas sobre cálculo renal, fatores risco e novos tratamentos, o podcast Ressonância entrevistou o urologista e especialista em cálculo renal do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp, Wilmar Azal Neto.
“O cálculo renal é uma saturação de sais de alguns elementos que vão se agregando a formam a famosa pedra no rim. O risco é individual, mas o cálculo renal pode ter causas genéticas ou ser causado por fatores de risco, como tomar pouca água, trabalhar em locais muito quentes, ter obesidade ou ingerir muita proteína e sal”, explicou Wilmar.
O especialista do HC da Unicamp respondeu ainda as dúvidas mais comuns dos ouvintes do podcast Ressonância, como por exemplo se comer muito feijão aumenta a chance de ter pedra nos rins ou se a combinação de alguns alimentos ajuda a expelir a pedra, sem a necessidade de cirurgia.
Ouça aqui o podcast Ressonância.
Ressonância é um podcast em parceria do HC da Unicamp com a SEC Rádio e TV Unicamp. O podcast aborda assuntos de saúde de interesse geral da população, campanhas e entrevistas com especialistas do hospital. A edição desse mês está disponível no YouTube e plataformas de streaming como Spotify, Deezer e outros.
Ouça também as demais entrevistas na playlist do HC da Unicamp.
____________________________________________________________
Texto: Edimilson Montalti – Núcleo de Comunicação HC
Unicamp
Fotografia: SEC Unicamp