Unicamp prestigia posse do novo secretário estadual da Saúde

A coordenadora geral da Universidade (CGU) e reitora em exercício da Unicamp, Maria Luíza Moretti, o Diretor da Diretoria Executiva da Área da Saúde (DEAS), Oswaldo Grassioto e a superintendente do HC da Unicamp, Elaine Cristina de Ataide, participaram nesta segunda-feira (09-01), da cerimônia de transmissão de cargo do Secretário de Estado da Saúde de São Paulo, que aconteceu no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo. O novo secretário Eleuses Paiva foi empossado pelo governador Tarcísio de Freitas, no lugar de Jean Gorinchteyn.

“Investiremos em tecnologias digitais fortalecendo a Atenção Primária em Saúde e a integração com a assistência de Média e Alta Complexidade, promovendo assim a organização de redes assistenciais regionalizadas e hierarquizadas. Nosso objetivo é transformar o Estado em referência da saúde digital e telemedicina”, salientou o secretário, que ainda frisou a importância da prevenção de doenças e o reforço da cobertura vacinal.

“São Paulo sempre foi referência em tudo, em especial em Saúde. Como referência vamos dar um salto tecnológico e levar a telemedicina para a ponta, aumentando a eficácia da Atenção Básica para descomprimir urgências e emergências” destacou o governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, que apontou que este será um dos grandes trabalhos desenvolvidos pelo Secretário da Saúde para melhorar a qualidade no atendimento à população.

Outro ponto importe da gestão será a parceria com municípios. “Quero aqui reiterar o meu entendimento de que o SUS é tripartite. Temos que trabalhar juntos: estados, municípios e união para alcançarmos um SUS com serviços de qualidade e de forma oportuna. Estamos abertos ao diálogo e ao trabalho conjunto em prol da população de São Paulo” disse o Secretário em seu discurso, que pontuou os principais desafios na atual gestão na área da Saúde, como a implantação de filas únicas, regionalizadas, que terão como o foco inicial os procedimentos oncológicos.

Paiva também apresentou para o auditório lotado de profissionais da Saúde e autoridades do Estado e dos municípios a preocupação com os leitos inativados e do trabalho de diagnóstico a ser realizado para reabri-los.

Entre as autoridades presentes no evento desta segunda-feira estavam o vice-governador, Felício Ramuth, o presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, Carlão Pignatari, o Secretário de Estado de Justiça e Cidadania, Fábio Prieto e o procurador-geral de Justiça de São Paulo, Mário Sarrubbo. Os médicos e docentes da FCM Gustavo Fraga, Maurício Etchebehere, Elba Cristina Sá de Camargo Etchebehere e Celso Darío Ramos, acompanharam a cerimônia. A diretora da DRS-7 Fernanda Penatti Ayres Vasconcelos e os diretores do HES-Unicamp e Hospital Regional de Piracicaba também compareceram.

Eleuses Paiva é médico especializado em Medicina Nuclear e professor universitário na Famerp. Foi presidente da Associação Médica Brasileira, entre 1999 e 2005, e da Associação Paulista de Medicina, deputado federal e vice-prefeito de São José do Rio Preto.

Caius Lucilius – Assessoria de Imprensa HC com Assessoria SES

Fotos: Ciete Silvério/Governo do Estado de SP