Crise econômica, pandemia e cadastros desatualizados impactam atendimentos no HC


UER teve 43% aumento de procura espontânea e 60% dos cadastros de pacientes eletivos estão incompletos

Crise econômica fez com que muitas pessoas parassem de pagar convênios médicos particulares e passassem a buscar atendimento nos hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS). Isso fez com que a procura de atendimentos na Unidade de Emergência Referenciada (UER) do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp tivesse um aumento de 43% de procura espontânea nos últimos quatro anos, segundo dados do próprio hospital. Em 2019, o número de atendimentos na UER do HC foi de pouco mais de 5 mil pessoas e em 2023 esse número saltou para mais de 7 mil atendimentos. Outra causa desse aumento foi o agravamento de patologias postergadas pela pandemia de covid-19.

No caso das pessoas que já são pacientes do HC da Unicamp, muitos estão com seus dados cadastrais desatualizados e isso dificulta o contato para o agendamento de consulta ou cirurgia eletiva. A superintendente do HC da Unicamp, Elaine Cristina de Ataíde falou sobre isso com a equipe de reportagem da EPTV Campinas na manhã de terça-feira (10/1) e sobre as várias tentativas feitas, diariamente, pela equipe do HC para falar com seus pacientes. Cerca 1,2 milhão de pacientes estão cadastrados no bando de dados do HC da Unicamp e 60% desses cadastros estão desatualizados segundo levantamento do próprio hospital.

“Isso é bastante preocupante porque utilizamos esses cadastros para notificar alterações de exames, consulta e agendamento de cirurgia. Muitos pacientes não têm email e nem whatsapp. Pedimos que os pacientes, sempre que vierem ao HC, façam a atualização de seus cadastros nos guichês de atendimento de maneira presencial. Isso não leva muito tempo e torna o acesso aos nossos cuidados muito melhor para o usuário de nosso hospital”, ressaltou Elaine.

Hércules Domingues da Silva, de Itu, disse que mantém seus dados cadastrais sempre atualizados. E foi dessa forma que o hospital fez uma teleconsulta com ele há dois meses atrás. “Isso evitou meu deslocamento para cá e o tempo do médico e toda a equipe do hospital também”, revelou o paciente que incentiva a todos para manter os dados pessoais atualizados.

Confira abaixo a reportagem completa da EPTV Campinas.


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Texto: Edimilson Montalti – Núcleo de Comunicação HC da Unicamp com EPTV Campinas
Ilustração: Vídeo EPTV