AVC é o tema do podcast Ressonância desse mês


1,9 milhões de neurônios morrem a cada minuto transcorrido de um AVC

O podcast Ressonância desse mês aborda a segunda causa de morte do Brasil: o Acidente Vascular Cerebral (AVC). O entrevistado é o neurologista Wagner Mauad Avelar, responsável pelo serviço de neurologia vascular do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp. Existem dois tipos de AVC: o isquêmico e o hemorrágico.

O AVC isquêmico representa cerca de 80% a 85% dos casos de AVC. No AVC isquêmico há diminuição ou interrupção total do fluxo de sangue em uma artéria, levando à lesão do tecido cerebral. Já no AVC hemorrágico ocorre o extravasamento de sangue para o tecido cerebral, devido à ruptura ou lesão da parede de uma artéria.

“O AVC é uma catástrofe, pois não só deixa o paciente incapacitado, como muda toda a dinâmica familiar. A cada um minuto transcorridos de um AVC morrem 1,9 milhões de neurônios. Se há suspeita de AVC, a regra básica é o SAMU: peça para a pessoa sorrir (S), abraçar (A) ou cantar uma música (M). Se ela não conseguir fazer isso, corra para o hospital porque é urgente (U)”, explicou o neurologista durante o podcast.

Ressonância é um podcast em parceria do HC da Unicamp com a SEC Rádio e TV Unicamp. O podcast aborda assuntos de saúde de interesse geral da população, campanhas e entrevistas com especialistas do hospital. A edição desse mês está disponível no YouTube e plataformas de streaming como Spotify, Deezer e outros. Ouça também as demais entrevistas na playlist do HC da Unicamp.


Texto: Edimilson Montalti – Núcleo de Comunicação HC Unicamp
Fotografia: SEC Unicamp